segunda-feira, 20 de maio de 2019

"A Rota da Seda" volta a unir continentes no canal História.

A 25 de Maio, pelas 22:15, o canal História vai estrear o documentário "A Rota da Seda". Esta é a rota comercial mais conhecida do mundo e moldou a história da Ásia, da Arábia e da Europa durante milênios.

Descubra “Como a Rota da Seda moldou o Mundo” nos seguintes episódios:

Parte 1: Guerra.
Este episódio explora a forma como a Rota da Seda influenciou os conflitos, desde a cavalaria à pólvora. A série começa há dois mil anos, quando o Império Romano parecia imparável. No entanto, a Batalha de Carras terminou uma das piores derrotas militares dos Romanos, quando os Partas utilizaram táticas de cavalaria em seu proveito. O estilo da guerra de cavalaria desenvolvido pelos arqueiros a cavalo da Ásia Central viria a dominar as técnicas bélicas, através de várias inovações, como a besta recurva composta, as pontas de flecha em bronze e a adoção de grupos coesos de soldados. Foi também por volta desta altura que o Império Romano começou a cobiçar a seda chinesa. O comércio de longa distância entre os povos da Eurásia não era novidade - há milénios que as relações semelhantes influenciavam a sociedade.
Parte 2: A luz a partir das trevas.

Este episódio explora a forma como as doenças mortais e a vida viajavam ao longo da Rota da Seda, mudando o mundo. Viaje no tempo, da devastação da Peste Negra a um cereal que revolucionar a agricultura. Quando a Peste Negra chegou à Europa, espalhava-se ao ritmo de oito quilómetros por dia. Uma surpreendente reviravolta, acabaria por desencadear mudanças positivas para alguns europeus. Quando a doença fatal aniquilou grande parte da mão-de-obra da Europa, a nobreza viu-se forçada a competir pelos trabalhadores sobreviventes, oferecendo salários mais elevados. Assim nascia uma classe média. Explore os importantes altos e baixos da biomigração ao longo da História da Rota da Seda. Este episódio analisa a forma como as coisas vivas, do milho painço à fascíola hepática chegavam à Europa - com consequências dramáticas.
Parte 3: Revoluções.
Este episódio conta-nos a história dos objetos e eventos criados pela Rota da Seda que inspiraram revoluções. O fabrico do papel vindo da China atravessou toda a Ásia, até à Europa. Após a invenção da primeira prensa, em 1440, milhões de europeus começaram a ler conteúdos impressos em várias línguas, democratizando o conhecimento. Outra implicação transformadora das trocas comerciais foi desencadeada pela conquista de Constantinopla pelo Império Otomano, que bloqueou o acesso europeu à Rota da Seda. Cristóvão Colombo, procurou outro trajeto para a Ásia, navegando para ocidente, atravessando o Atlântico, acabando por ir dar às Américas. Os missionários jesuítas na China criaram fortes laços com os intelectuais chineses, e apresentaram a civilização chinesa à Europa. A pólvora transformou a exploração de minério, transformando Nova Iorque numa grande cidade.

De: AR.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...