terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional. Com o lema "Espanha existe - por um governo que respeite a Constituição e a soberania", esta iniciativa, que tem como ponto de reunião as diferentes câmaras municipais, pretende ser uma forma de contestação ao novo governo espanhol.
Pela primeira vez, isto desde a II República, Espanha vai ter um governo de coligação a esquerda. Ao lado do PSOE de Pedro Sánchez, o Unidas Podemos também irá estar presente neste elenco governativo. Para além de Pablo Iglesias, que terá o cargo de vice primeiro-ministro, também estarão presentes mais 5 deputados do partido que vão assim desempenhar cargos ministeriais.
O programa de governo, que promete ser renovador e de conciliação com a Catalunha, é um dos pontos que levaram a que o Vox, que foi a terceira força política mais votada nas últimas eleições, marcasse esta manifestação. Aliás, os analistas políticos acreditam que o aumento da popularidade deste partido, que até há bem pouco tempo tinha uma expressão marginal, esta intrinsecamente ligado com o agravamento da crise catalã.
Só que o que está a dar que falar, nos dois lados da fronteira, é a imagem utilizada na convocatória. No mapa, que pode ser visto nas redes sociais, Portugal aparece como fazendo parte de Espanha.
O partido nacionalista (que tem 52 deputados no parlamento) pede respeito pela soberania e unidade de Espanha mas com a escolha desta imagem não o faz com Portugal, Gibraltar e Andorra. Para além de não respeitar a soberania portuguesa, os responsáveis pelo Vox esqueceram-se de incluir as ilhas Canárias, Balneares e os territórios de Ceuta e Melilla.
Esta imagem, que foi publicada na rede social Twitter, tem levantado muitas críticas, com os utilizadores a deixarem comentários (uns mais bem-humorados que outros) como: "Estes imperialistas ultrapassados já estão a anexar Portugal" ou "Ainda há algum lugar no autocarro para a Câmara de Lisboa?".
Em resposta a esta "anexação", André Ventura, líder do Chega e atual deputado na Assembleia da República, reagiu num comunicado enviado às redações. Neste comunicado, Ventura exige que Santiago Abascal se retrate publicamente por este mapa e que tal erro nunca mais aconteça ou senão poderá haver um corte de relações entre estes dois partidos de extrema-direita. A 10 de Outubro, data das eleições gerias em Espanha, o líder português expressou as suas felicitações a Abascal e Macarena Choclán, porta-voz do grupo parlamentar do Vox.

De: Andreia Rodrigues.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...