domingo, 30 de dezembro de 2018

20 anos de Euro.

Foi há precisamente 20 anos que o Euro entrava em circulação nos diferentes países que fazem parte da União Europeia. Desde então, muita coisa aconteceu mas a verdade é que as pessoas ainda não conseguiram esquecer o Escudo. Eu posso não me lembrar de como se fazem contas em Escudo mas ainda existem cerca de 96 milhões que devem ser troca dos para Euros.

Da entrada do Euro em circulação apenas me lembro de fazer um desenho, daqueles que se faziam para a escola, de um Escudo a chorar por ter que sair de cena. Também me lembro das moedinhas de chocolate. Não sei se estas já haviam na altura do Escudo mas estas, tal como a utilização do Euro como a moeda única do continente europeu, são algumas das marcas da minha infância.

Desde que o Euro entrou em exibição, o nível de vida dos portugueses mudou (mesmo que continuemos a receber um dos salários mais baixos da Europa), Portugal foi alvo de mais um resgate do FMI e agora, as coisas parece que estão a melhorar. Quer dizer...as manifestações são mais do que muitas e o déficit voltou a aparecer no mês de Novembro. A explicação que o governo dá para que tal tenha acontecido é o pagamento dos subsídios de férias.
Férias é algo que os portugueses adoram fazer e aproveitam este ano para o fazer. Ficar pelo país ou sair para o estrangeiro. As hipóteses são muitas e uma daquelas que começa a ser cada vez mais procurada até é um antigo território português. Macau, que era portuguesa até 1999 (uma data que se encontrou com a entrada em circulação do Euro), é um pequeno território "incrustado" em território chinês mas que continua a preservar a sua herança lusa. Nesta peculiar cidade, que cresceu bastante graças aos casinos, podemos encontrar placas escritas em português e em mandarim (ou cantonês. Não sei muito bem). Se decidir apanhar num avião e viajar até um dos locais onde os nossos antepassados estiveram, e prepare-se para uma viagem longa (não tão longa como as que eram feitas mas a verdade é que viajar até Macau não se assemelha a ir comprar caramelos a Badajoz), não pode deixar de visitar estes cinco pontos de interesse: ruínas de S.Paulo; Largo do Senado; Templo de Á-Ma; Coloane; e Monte do Forte.

Este texto começou a falar dos 20 anos do Euro, passou para os chocolates e acabou como se fosse um mini-roteiro turístico sobre Macau. Estes tópicos parecem não ter qualquer tipo de ligação mas têm. Tudo tem ligação, tal como a moeda que todos os dias utilizamos e que mudou este país.

De: AR.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...