sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Quando a nossa privacidade é exposta na internet.

Tal como já disse em artigos anteriores, a internet tem dois lados, um bom e um mau. Se ajuda-nos a contactar com aqueles que estão longe ou nos permite conseguir conhecimentos que de outra forma seriam alcançados de uma forma muito mais difícil. Mas se existe muitos positivos, também existe o lado negativo e a devassa da privacidade é um desses pontos mais negros.
Na WWE, nos últimos anos, várias lutadoras viram fotos e vídeos mais íntimos serem colocados online. Este material foi hackeado e a meu ver deve levar qualquer um a pensar na fragilidade das fotos e de todo o material que guardamos nos nossos telemóveis ou PC'S.
Podemos não publicar estes materiais, achar que estes estão seguros, mas a verdade é que qualquer pessoa com conhecimentos acima da média e uma boa dose de maldade, pois é necessário ser-se mau para arruínar a vida de uma pessoa desta forma, para vascular centenas de ficheiros e retirar dali coisas do contexto.
Existem pessoas que nos diferentes sites que publicaram e comentaram as nudes de Charlotte Flair, Paige, Zelina Vega e Toni Storm, atribuem a culpa, ou pelo menos parte da culpa, a elas. Alguns dizem, e saltando os comentários mais ordinários, que se quisessem ter tirado foto com menos roupa pelo menos tivessem usado uma Polaroid e mandado o conteúdo pelo correio que era mais seguro.
Ora está aqui um comentário engraçado mas a verdade é que a nossa privacidade é cada vez mais frágil e tudo piora quando estamos a falar de pessoas públicas. Uma vez, numa aula na faculdade (e não me estou a querer comparar a nenhuma das figuras públicas referidas acima), uma professora minha não gostou muito da roupa que uma das minhas colegas levava e disse que como futuras jornalistas tínhamos que começar a ter muito cuidado com aquilo que fazíamos pois no futuro alguém poderia usar uma declaração nossa ou uma fotografia para nos atacar, para nos agredir.
E acreditem que é bem fácil manipular uma imagem. Se não acreditam, basta abrirem alguma revista de moda e olharem para as fotos das modelos. Estas fotos costumam ser trabalhadas com PhotoShop para que elas pareçam mais magras ou para apagar alguma borbulha mais irritante. E acreditem que as borbulhas são extremamente irritantes. Pior que borbulhas só moscas. Mas isso sou eu que tenho um ódio especial por estes seres.
Mas continuando a falar sobre os cuidados a ter na Net, só consigo vos dizer para terem todo o cuidado e não façam aos outros aquilo que não gostavam que vos fizessem. É que deve ser muito difícil, triste, ser assediada e humilhada por algo que se fez por ingenuidade mas por causa de um roubo, o mundo inteiro fica a conhecer partes do vosso corpo que não devem nem costumam estar expostas aos olhares (por vezes maliciosos) de terceiros.

De: AR.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...