quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Despedida a George HW Bush, novo presidente do México e o Vox chega ao parlamento andaluz.

Há tanta coisa a acontecer a nível Internacional que se torna muito complicado escolher apenas três notícias para falar. É difícil mas não é impossível. Logo vamos começar!
Nos Estados Unidos, e até amanhã, estão a acontecer as cerimónias fúnebres a George HW Bush. O presidente americano, que ficou conhecido pela guerra do golfo e é pai do também ex.presidente George W Bush, morreu aos 94 anos.
George HW Bush, para além do trabalho que desenvolveu como político, foi piloto da força aérea durante a II Guerra Mundial. As cerimónias fúnebres ao antigo líder vão terminar apenas amanhã. Nestas cerimónias marcaram presença o filho e a mulher, Bárbara Bush; o actual presidente norte-americano, Donald Trump (este não falou mas ouviu, mesmo feitas de forma implicita, algumas críticas por querer construir muros enquanto durante a presidência de George HW Bush deu-se a queda do muro de Berlim) e Cavaco Silva, que foi em representação do estado português (Marcelo Rebelo de Sousa não pode marcar presença neste enterro devido há visita de estado do presidente da China, Xi Jiping, a Portugal).
Inúmeros chefes de estado, figuras públicas (uma das figuras públicas que deixou as condolências à família Bush foi a lenda do wrestling Ric Flair) e anónimos marcaram presença nesta despedida. Mas quem tem emocionado o mundo é Sully, o cão de Bush pai, que esteve todo o tempo ao lado do caixão do seu falecido dono. Aqui está um gesto que nos demonstra que os animais são bem melhores que os seres humanos.

Também no continente americano, mais precisamente no México, o novo presidente, Andrés López Obrador tomou posse. O líder de esquerda chegou agora ao governo mas já está a "agitar as águas". Isto porque colocou o avião presidencial, um Boeing 787-8 Dreamliner usado para transportar o antigo presidente do México, Enrique Peña Nieto, à venda. Esta medida, uma das primeiras de López Obrador, promete cortar com os gastos excessivos. Isto porque este aparelho, que agora está à venda, teve um custo de 200 milhões de euros.

Em Espanha, a Andaluzia foi a eleições e o grande vencedor foi o Vox. Pela primeira vez desde a ditadura franquista que um partido claramente de extrema direita entra na assembleia regional, para a qual conseguiram eleger 12 deputados. Este resultado tem indignado milhares de pessoas que tem saído a rua em inúmeras cidades da Andaluzia para protestarem contra este partido e os ideais que o mesmo representa.

Na França, e depois dos protestos violentos dos coletes amarelos (como pode ser visto aqui: https://snarede5.blogspot.com/2018/12/desacatos-em-paris.html), o governo de Macron, que está a ser fortemente contestado, decidiu suspender por um período de seis meses a taxa sobre os combustíveis. Durante as greves dos coletes amarelos inúmeros camionistas portugueses foram afectados.


De: AR.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...