terça-feira, 27 de novembro de 2018

Consórcio europeu inventa solução antissísmica.

A empresa italiana FIP Industriale, em conjunto com uma equipa de investigadores do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), liderada pelo catedrático Luís Simões da Silva, criou uma solução antissísmica que apresenta um conjunto de estruturas metálicas.
"As ligações especiais entre viga e pilar, que concentram em componentes substituíveis toda a dissipação da energia que o sismo transmite à estrutura, ou seja, são ligações capazes de suportar, sem qualquer dano, eventos sísmicos. Após o evento só temos de substituir esses componentes dissipativos, de forma muito simples", conta o coordenador da equipa portuguesa, Luís Simões da Silva.
Este conceito, que apresenta soluções no que toca à proteção das vidas humanas, vai garantir "que a ocorrência de sismos não compromete a estrutura física do edifício. Este projecto teve uma exigência experimental muito elevada, foram ensaiados vários modelos e materiais até se conseguir a solução final", salienta o coordenador desta investigação.
A equipa da FCTUC foi responsável por grande parte do trabalho de investigação experimental e numérica, tendo em determinada altura do projeto dois layouts experimentais distintos em curso no laboratório de Estruturas e Mecânica Estrutural do Departamento de Engenharia Civil.
Após o sucesso dos resultados alcançados neste projecto, este consórcio está no processo de registo de patente.

De: FG.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...