segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Maria Flor Pedroso deixa direção de informação da RTP.

Maria Flor Pedroso renunciou, ao fim de catorze meses, ao cargo de directora de informação da RTP. Tal renúncia foi aceite pelo Conselho de Administração (CA) e é fruto de toda a polémica em que se viu envolvida após um alegado atraso na transmissão de uma reportagem sobre a extração de lítio.
Segundo Sandra Felgueiras, responsável pelo formato "Sexta às Nove", a reportagem estava pronta para ser exibida ainda em Setembro mas a sua exibição foi atrasada para após as eleições. Flor Pedroso, que se notabilizou na rádio público, defendeu-se com a necessidade de concentrar os recursos humanos existentes para as eleições de Novembro.
Toda esta polémica levou a que as duas responsáveis fossem chamadas ao Parlamento para explicar este caso e para esclarecer se existe ingerência política ou não nos corredores da RTP (já que a exploração de lítio é um tema sensível para o PS e originou inclusive uma discussão, online, entre João Galamba e Sandra Felgueiras).
Não bastando o problema que houve com a reportagem do lítio, e que levou a que se criassem autênticos movimentos de apoio tanto a um lado como ao outro, Maria Flor Pedroso também é acusada de interferir numa reportagem que a equipa de Sandra Felgueiras preparava sobre o ISCEM, instituição onde era professora e que foi encerrada de forma compulsiva em Setembro por suspeitas de corrupção, pois foi pedido a alguns alunos pagamentos em dinheiro vivo para que os seus processos fossem passados para outras escolas e um arquitecto acusa a directora desta instituição de lhe estar a dever 2 milhões de euros.
Os quatro directores-adjuntos de Maria Flor Pedroso, os jornalistas António José Teixeira, Cândida Pinto, Helena Garrido e Hugo Gilberto também colocaram os respectivos lugares à disposição.

De: Andreia Rodrigues.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...