quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Jorge Fernando - Uma vida feita ao som do fado.

Com mais de quatro décadas dedicadas ao fado e aos seus apaixonados, Jorge Fernando é um dos nomes maiores da canção nacional. O nome do discípulo de Fernando Maurício e Amália Rodrigues confude-se com a história do fado nos finais do século XX e inícios do século XXI.
Cantor e músico, é na composição que dá cartas e assina sucessos como: "Boa Noite Solidão", "Trigueirinha", "Búzios", "Quem Vem ao Fado", "Chuva", "Rosas Brancas Para o Meu Amor" ou " Guitarra". Este temas ficaram no imaginário nacional devido a vozes do calibre de Mariza, Ana Moura, Ricardo Ribeiro, Paulo Bragança, Raquel Tavares ou Fábia Rebordão,nomes com os quais colaborou e continua a colaborar com regularidade.
Inovador por natureza, Jorge Fernando foi  o precursor de uma nova forma de harmonizar e orquestra fado, quando na segunda metade da década de 90, nos álbuns "Terra D'Água" e "Rumo ao Sul", convidando o piano, violino, acordeão, bateria e percussões para contracenar com a sua voz, a guitarra portuguesa, a guitarra clássica e o baixo acústico.
Com treze discos lançados, "De Mim Para Mim" é o mais recente trabalho do fadista.

De: Andreia Rodrigues.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...