sábado, 26 de janeiro de 2019

Violência urbana e manifestação contra o racismo.

Desde a aproximadamente uma semana que o país está em brasa. É que é em brasa mesmo. É que já arderam vários carros e caixotes do lixo, na área da Grande Lisboa, desde os acontecimentos no bairro Jamaica.
A polícia, a mesma que está a ser bastante contestada por causa do que aconteceu neste bairro, está a investigar estes actos de violência urbana mas ainda não há qualquer tipo de confirmação que estes tenham algum tipo de ligação com o primeiro caso. Ninguém sabe se estes jovens estão indignados com a brutalidade policial demonstrada no vídeo ou estão a aproveitar esta onda de protestos para causarem distúrbios.
O apelo à calma foi feito tanto pela família visada no vídeo como pelo próprio Presidente da República que irá ao local assim que possível.
O tema do racismo e da violência policial foi claramente o tema da semana que passou e até foi parar ao parlamento. Na "casa da democracia" houve uma troca de palavras mais acessa entre Assunção Cristas, líder do CDS/PP, e o primeiro-ministro, António Costa. No meio desta discussão, Costa questionou mesmo a deputada se ela insistia na sua questão por causa da sua cor de pele.
Mas se o debate quinzenal teve os ânimos algo inflamados, a manifestação que aconteceu em frente da Câmara Municipal do Seixal foi bem calma. Esta manifestação foi marcada pela associação SOS Racismo, de Mamadou Ba, e para além de ser contra o excesso policial também exigia melhores condições de vida para as pessoas que moram naquele bairro.
Sobre este aspecto uma das vereadoras disse que o realojamento de famílias ia continuar. Cerca de 26 famílias já tinham sido colocadas em outras habitações e o objectivo é demolir a torre Eden. Esta demolição ainda não aconteceu porque houve um diferendo entre a Câmara Municipal e o dono deste terreno sobre quem deveria pagar a demolição. Mas pelas declarações da vereadora, tal questão já foi resolvida e as famílias deste bairro vão continuar a serem alojadas.

Link: https://youtu.be/Zs25K0hOiHA


De: AR.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...