domingo, 20 de janeiro de 2019

O maior Shutdown da história dos Estados Unidos.

Desde há um mês que os Estados Unidos estão parados. É que estão mesmo parados. Esse é o significado de Shutdown. Todos os organismos do estado estão fechados até que o governo e o congresso cheguem a um concesso sobre determinada matéria.
Por inúmeras vezes que o país já esteve nesta situação e sobre os mais diversos motivos, o Obamacare também fez com que os Estados Unidos parassem mas o Shutdown por causa do muro já é o maior da história do país.
A construção do muro na fronteira sul do país é apenas a questão mais recente mas sobre a qual parece praticamente impossível que Donald Trump e Nancy Pelossi, representante do partido democrata e líder do congresso, cheguem a um concesso para que os americanos possam voltar às suas vidas normais.
Só que estes dois chegarem a um concesso é quase impossível e como tal milhares de funcionários estão em casa sem trabalhar e sem receber ordenado. Algumas destas famílias estão a ser apoiadas por instituições para se poderem alimentar e as feiras de emprego estão cada vez mais cheias de pessoas que são trabalhadoras do estado mas que estão numa situação de desempregadas e que precisam de dinheiro para poderem fazer face às despesas do dia-a-dia. Estes homens e mulheres, alguns com formação superior, estão dispostos a fazer qualquer tipo de trabalho e só podem que esta situação acabe para que possam voltar aos respectivos postos de trabalho.
Este Shutdown está a fazer com que Donald Trump comece a perder, aos poucos, o apoio de uma parte do seu eleitorado, homens de meia idade brancos e com pouca escolaridade. Esta sondagem é "combatida" por Donald Trump com uma outra sondagem. O presidente dos Estados Unidos foi para o Twitter, local onde decidiu governar, dizer que o seu índice de aprovação cresceu na comunidade latina de 15 para 50% e que os latinos compreendem perfeitamente a necessidade da construção deste muro.
Trump diz que a construção do muro vai permitir defender o país da entrada de pessoas muito más de gangues, ladrões, violadores e traficantes de drogas e de pessoas. Ele apenas se esqueceu das milhares de pessoas honestas que quase todos os dias entram no México, vindos da América Central, com vontade de chegar aos Estados Unidos para ai prosseguirem o "sonho americano" (que cada vez mais parece uma miragem. Algo como a União Europeia. Um sonho bonito mas que ameaça cair qual "castelo de cartas" ao mínimo sopro).
É que, segundo palavras de Donald Trump, se este muro não for construído os americanos vão se sentir pessoas "tristes e parvas". Exactamente. Este é o palavreado utilizado pelo presidente de um país. Não peço que ele ande para ai a debitar jargão económico mas pelo menos podia não ter o léxico de uma criança de 4 anos de idade.

De: AR.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...