terça-feira, 29 de janeiro de 2019

A “International Summit: Cultural Sustainable Destinations without Borders” continua a dar "frutos".

A “International Summit: Cultural Sustainable Destinations without Borders”, que promovida pelas Aldeias Históricas de Portugal e aconteceu em Idanha-a-velha, continua a dar "frutos".
O mais recente é a "Declaração sobre Destinos Culturais Sustentáveis Sem Fronteiras". Este documento apresenta os resultados obtidos nos inúmeros debates que decorreram nesta cimeira.
Esta pretende sensibilizar e unir as mais diversas entidades ligadas ao turismo para a importância da sustentabilidade, em destinos culturais não massificados, como é o caso das Aldeias Históricas de Portugal, que foram distinguidas com o certificado Biosphere Destination.
Nesta declaração podemos ler que "a sustentabilidade no turismo não é uma opção ou atributo de uma determinada marca, mas sim o alicerce incontestável e central de estratégias de desenvolvimentos sustentáveis de destinos alternativos", e que, por isso, "a actividade turística nestes destinos deve atuar como um aliado na conservação das suas paisagens naturais e como garantia da preservação do património cultural tangível e intangível e da sua autenticidade, reconhecendo-os como valores turísticos essenciais". Ou seja, a sustentabilidade nos destinos culturais não massificados é uma necessidade intrínseca ao seu desenvolvimento e uma garantia para o seu futuro.
A Declaração recorda, ainda, que os destinos culturais não massificados oferecem experiências únicas, graças à autenticidade. Assim, comprova-se a necessidade da preservação do património cultural, natural e imaterial, para que estes destinos conservem, sempre, a essência que os distingue e que os torna, em termos turísticos, tão interessantes e atractivos.
Este documento inovador está a ser partilhado com as Secretarias de Estado do Turismo e Valorização do Interior, com o Turismo de Portugal e com a UNESCO.

De: FG.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...