domingo, 23 de dezembro de 2018

Porto vai para o Natal na liderança e o Benfica dá show.

Não é só em Inglaterra que temos o "Boxing Day". No "Boxing Day" à portuguesa, os três grandes finalizaram a décima quarta jornada do campeonato português. Em três jogos de grande qualidade, e que ocorreram num horário algo "estranho" para a nossa realidade (o primeiro jogo, o do Porto, começou às 15 horas), o Porto, Benfica e o Sporting discutiram os primeiros lugares do campeonato e quem iria passar as festas no trono do campeão de inverno.
Pelas 15 horas, o estádio do Dragão entrou no espírito natalício para receber um Porto vs Rio Ave. Este jogo acabou com uma vitória para o Porto por 2-1 e esta é a décima quinta vitória seguida da equipa. Tal feito só tinha acontecido há 30 anos, era Artur Jorge o treinador. Só que 30 anos passaram e o Porto vai festejar o Natal na liderança do campeonato português. Antes desta partida começar, Militão e Casillas receberam prémios, o de melhor defesa e o de melhor guarda-redes, só que o Porto até começou a partida a perder.
Só que mesmo com o melhor 11 da sua história, e com um Fábio Coentrão a jogar a extremo, o Rio Ave, que perdeu o seu treinador para o Reading, não aguentou a consistência do Porto e a genialidade de Marega ou Brahimi, os dois marcadores do Porto. A equipa azul e branca ganhou esta partida mas este não foi um jogo fácil e o Porto terminou mesmo o jogo a atirar bolas para fora, para verem como o Rio Ave estava a dificultar a vida à equipa de Sérgio Conceição.

Mesmo com o Porto como "campeão de inverno", o prémio de melhor jogo vai certamente para o Benfica vs Braga. O estádio da Luz praticamente encheu para ver 8 golos, seis para o Benfica e dois para o Braga. Esta foi a maior goleada do Benfica nesta época e a maior derrota dos bracarenses, que assim são ultrapassados pela equipa do Rui Vitória. O 11 apresentado foi o do costume e os seis golos pertenceram a seis jogadores diferentes.
Um ponto bem interessante deste jogo é que da linha defensiva do Benfica, apenas o Rúben Dias não marcou. O Pizzi marcou mais uma vez a minhotos, isto porque o primeiro golo que marcou nesta temporada foi contra o Vitória de Guimarães, e o Jonas leva o seu sexto jogo a marcar. Vários foram os nomes que se destacaram mas se tivesse que escolher o golo do jogo, diria que foi o André Almeia. O defesa marcou um golo que fez com que muitos adeptos no estádio voltassem a acreditar novamente no Pai Natal.

O Sporting interrompeu a série de vitórias que estava a viver sob o comando de Marcel Keizer. Na cidade berço, e com um tremendo apoio da parte do público, que não parou de cantar e de puxar pela equipa, o Guimarães venceu o Sporting por 1-0. Sobre este jogo, e mesmo tendo um ataque bastante profícuo, o Sporting demonstrou que tem algumas problemas defensivos e neste mercado de inverno eles necessitam de 1 defesa, pelo menos um. Aliás, devem reforçar todos os sectores da equipa. A volta do Geraldes já está confirmada e também há a possibilidade de o Adrien "voltar a casa".

Agora o campeonato vai entrar para uma pausa natalícia. Um bom Natal a todos os adeptos de futebol, e não só.

De: AR.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...