sábado, 24 de novembro de 2018

Tensões na Europa.

Se o "irritante" entre Portugal e Angola já está sanado, o mesmo não se pode dizer com a Espanha e o Reino Unido.
Estes dois países nunca se deram muito bem e em graças devido à situação de Gibraltar. Este território encontra-se dentro de Espanha mas é pertença britânica e agora com o Brexit, a questão de Gibraltar está novamente na conversa. O que se vai fazer com este território, e com a Irlanda, caso (e já é quase certo) o Reino Unido saia da União Europeia.
Ao imitar os casamentos convencionais, este divórcio está bem longe de ser civilizado e ainda não se sabe muito bem o que cada um dos lados vai ter que deixar para trás. No lado dos europeus que ficam nesta União que por vezes parece uma canoa furada, a Espanha já levantou a possibilidade de vetar esta saída. E tudo por causa de um território que tem pequenos macacos e aviões a pousar no meio da estrada.
O "sim" pode ter ganho o referendo mas muita gente, tanto políticos como a população cívil, está descontente e algo temerosa com esta saída. O que irá acontecer de seguida? Uma das coisas que pode ser afectada com o Brexit é a Premier League. Esta pode ser uma das melhores, se não a melhor liga de futebol do mundo, mas os grandes jogadores e treinadores são estrangeiros. Se voltar a haver uma restrição há livre circulação de pessoas, será mais difícil para as grandes promessas do futebol (como Lukaku ou De Bruyne) irem jogar para terras inglesas.
Do outro lado do Canal da Mancha, os coletes amarelos estão a tomar conta de França e tudo por causa dos combustíveis a preços mais altos (se eles se queixam do preço dos combustíveis, o que nós podemos dizer?). Desde que esta manifestação começou, uma pessoas morreu e inúmeros camionistas, incluindo portugueses, ficaram parados. Mas o pico dos protestos aconteceu em Paris, onde a polícia teve que utilizar gás lacrimogêneo (o que é algo bastante comum na polícia francesa) para acalmar estes protestantes.
Sobre estes ânimos mais exaltados, um ministro do governo francês apontou um dedo a Marine Le Peen. Para o governante, a líder da Frente Nacional é a principal instigadora destes protestos de cariz mais violento.
Em Portugal, e também no dia de hoje, os bombeiros estiveram no Terreiro do Paço para protestarem sobre algumas medidas que o governo tomou no último conselho de ministros e não foram nem um pouco do agrado dos "soldados da paz".

De: AR.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...