sábado, 24 de novembro de 2018

Precários na RTP.

Quando falamos em pessoas que trabalham na televisão, costumamos pensar que estas ganham muito bem mas não é bem assim. Se por um lado temos pessoas como Cristina Ferreira ou Manuel Luís Goucha a ganharem grandes ordenados, noutro lado temos homens e mulheres que mesmo com formação ganham pouco mais que o ordenado mínimo e vivem uma vida precária.
Estar a trabalhar numa situação precária infelizmente é muito comum em Portugal e eu conheço muito bem esta situação.
Quem também está em situação precária são vários trabalhadores da RTP. De entre este grupo de trabalhadores, que se manifestou na sede da estação pública, estavam vários jovens jornalistas que fazem o mesmo tipo de trabalho (e por vezes pior) que os seus colegas mais velhos mas trabalham a recibos verdes, não estão no quadro e a qualquer momento podem ser despedidos e repostos por outros.
É que com a quantidade de jornalistas que todos os anos saiem das faculdades, é bem fácil contratar um jornalista por um determinado tempo. E quem não gostaria de ir trabalhar na RTP?
Para mim seria um sonho, já que alguns dos maiores profissionais da informação passaram por esta casa, mas também sei que é muito difícil (se não impossível) entrar lá dentro. Uma vez num vídeo, que pode ser visto no meu canal no YouTube, falei um pouco sobre a RTP e questionei-me como é que eles recutam, já que não se vê ofertas de emprego para esta empresa no Net Empregos e em sítios desses.
Ao olhar para os precários da RTP, consigo os compreender e apenas questiono quando vão deixar de existir precários?

De: AR.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...