segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Será que a polícia pode divulgar as fotos dos detidos?

Depois da polémica com os beijinhos do "Prós e Contras", Portugal tem a sua mais recente polémica que está a indignar inúmeros polícias do Facebook e restantes redes sociais.
Tudo começou com a fuga dos três criminosos na zona do grande Porto. Estes, tal e qual ginastas olímpicos, conseguiram saltar do segundo andar de um tribunal parao meio da rua. Só que esta fuga não demorou mais de 24 horas (ao contrário daquele prisioneiro com dupla nacionalidade que conseguiu escapar para Israel e usou as redes sociais para gozar com a cara da polícia e da ministra da justiça) e acabaram por ser apanhados no meio de um parque de campismo.
Foi ainda no parque que, presos uns aos outros (tal como fazem no Brasil), foram fotografados e a sua foto está a circular massivamente pelos meios de comunicação social e pela internet em geral. E é aqui que o problema começa pois inúmeras vozes já se levantaram contra esta foto, pois dizem que retrata uma violação ao direito de privacidade e dignidade daqueles três homens.
É verdade que todos temos direito à nossa privacidade, e aquela imagem era muito pouco digna, mas acho que tudo muda quando falamos de criminosos perigosos. Para mim estes devem ver as suas imagens divulgadas para que a sociedade conheça os seus rostos e assim se poder defender.
Lembro-me, quando era pequena, de divulgarem as imagens dos criminosos que se invadiam da cadeia. Na altura morria de medo, pois achava que eles podiam entrar pela porta da minha casa mas entretanto cresci e acho que é pior agredir e roubar idosos a ter uma imagem sentado no chão e sem camisola divulgada.

De: AR.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...