segunda-feira, 24 de setembro de 2018

A rigidez arterial pode ser reduzida com uma dieta baixa em hidratos de carbono.

Na sociedade ocidental, a percentagem de pessoas com pré-diabetes é cada vez maior.
Um estudo realizado pelos pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade do Missouri-Columbia mostrou que homens e mulheres reagem de formas diferentes quando realizam dietas de baixo consumo de hidratos de carbono. Quando isto acontece, os homens acabam por ter uma perda de peso enquanto as mulheres vêm a sua flexibilidade arterial melhorada.
Este estudo também demonstra que em menos de quatro semanas haverá uma melhoria do fluxo sanguíneo.
«Pesquisas anteriores mostraram que, à medida que as mulheres envelhecem, os seus vasos sanguíneos endurecem do que os homens, colocando-as em maior risco de doença cardíaca", explica Elizabeth Parks, professora de nutrição e fisiologia do exercício na Universidade do Missouri.
«Contrariamente ao que pode pensar, você realmente não quer vasos sanguíneos rígidos. Ao contrário, queremos vasos flexíveis que se expandem lentamente conforme o sangue flui através deles. O nosso estudo descobriu que as dietas pobres em hidratos de carbono ajudaram a reduzir a rigidez das artérias nas mulheres», disse a investigadora que defende que as artérias devem ser flexíveis e resilientes. Só desta forma e que é possível dizer que nos encontramos saudáveis.
No estudo realizado pela Universidade do Missouri-Columbia e orientado pela Dr. Elizabeth Parks participaram 20 homens e mulheres pré-diabéticos de meia-idade, que receberam, por duas semanas, refeições fornecidas pela universidade. Para além disto, os participantes neste estudo também receberam instruções para planearem as suas refeições para as duas semanas seguintes.
No período das quatro semanas que durou este estudo, os homens perderam 6,3% do peso corporal, enquanto as mulheres perderam 4,4%. Mas foi na rigidez arterial que se sentiu mais, já que as mulheres mostraram uma melhoria no fluxo sanguíneo. O que não foi registado nos homens.
As conclusões alcançadas com este estudo poderão ajudar as melhores que se encontrem num estado de pré-diabetes. Uma dieta pobre em hidratos de carbono conjugada com a perca de peso pode levar à redução da rigidez arterial (o contrário leva a uma rigidez vascular, resistência à insulina e síndrome metabólica). Este tipo de dieta poderá ajudar a prevenir esta situação e as possíveis doenças cardíacas que advém com os diabetes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...