quinta-feira, 28 de junho de 2018

"Vá para fora cá dentro" e viva a natureza dos Açores.

Os Açores são conhecidos como a "pérola" do Atlântico e há quem acredite que no local onde está o arquipélago era onde se localizava a Atlântida. Mesmo que não acredite nesta lenda, os Açores são um local a visitar por todos aqueles que querem conhecer, um pouco mais, as belezas naturais de Portugal.
O slogan "Vá para fora cá dentro" é bastante "batido" mas tem muita lógica e para conhecer as ilhas açorianas basta apanhar um avião, em qualquer um dos três aeroportos continentais portugueses, e, em 2 horas e trinta minutos de viagem, aterra em qualquer uma das magníficas ilhas açorianas (que são um total de nove).
Aqui poderá nadar com golfinhos, subir a crateras de vulcões, caminhar nas verdejantes montanhas, provar o conhecido cozido das furnas ou mergulhar em lagoas com água quente.

Numas férias em terras açorianas, onde a natureza permanece quase intocável, deve visitar os seguintes locais:
1°: Baía do Silêncio (São Miguel).
Na maior ilha do arquipélago açoriano, calce as botas e aproveite para caminhar e estar, em silêncio, em contacto com a natureza e com o ar puro que aqui se respira. Na Baía do Silêncio, e depois de uma caminhada até à Lagoa do Canário (suba os degrauzinhos e deslumbre o cenário do Miradouro da Grota do Inferno), sente-se um pouco, descanse, e observe as duas lagoas (a azul e a verde) das Sete Cidades. Está de férias, não se enerve!
2°: Piscina Natural da Ferraria (São Miguel).
Esta piscina natural está rodeada de rochas de lava negra (não nos podemos esquecer da origem vulcânica destas ilhas) e a temperatura da água, dependendo das marés, pode atingir os 28°Celsius. Aqui também pode ver a cratera do vulcão. No mirante tem uma vista linda da praia e das piscinas naturais. Nesta zona também há um spa com águas termais e restaurante, tudo a beira-mar. A estrada de acesso é uma atracção a parte.
3°: Plantação de Chá Gorreana (São Miguel).
Para além da sua beleza luxuriante, a produção de chá é um dos grandes atractivos dos Açores. Se os chineses foram os primeiros a "descobrir" o chá, foram os portugueses que o trouxeram para o Ocidente e ajudaram a transforma-lo no fenómeno mundial que é. Na ilha de São Miguel que se encontra a mais antiga plantação de chá da Europa. Na Plantação de Chá Gorreana (esta fábrica foi fundada em 1883 e já passou por cinco gerações), as plantações têm vista para o mar, a fábrica possui máquinas antigas (afinal estamos a falar de mais de 100 anos de história) e no fim desta visita poderá provar este famoso chá.
4°: Cozido das Caldeiras (Vale das Furnas - São Miguel).
No Vale das Furnas, o cozido das caldeiras é feito debaixo da terra. Este cozido demora de 12 a 15 horas a ser cozinhado. Este cozido tem um sabor único e inesquecível, característico da sua forma de confeccionar. Galinha, carne de vaca, porco com osso (perna), bacon, costoleta de porco, batatas, batatas doces, cenouras, repolho, couve, morcela, chouriço, inhames e sal são alguns dos ingredientes utilizados para confeccionar o conhecido cozido das furnas, um dos principais pratos açorianos e que deve provar in loco.
5°: Centro histórico de Angra do Heroísmo (Terceira).
O centro histórico de Angra do Heroísmo é Património Mundial da UNESCO, desde 1983. Aqui deve visitar os fortes de São Sebastião e São João Baptista, ambos com mais de 400 anos. A cidade de Angra do Heroísmo, que tem 10 800 habitantes na sua zona central e 21 300 habitantes na sua área urbana, é a sede do Regimento de Guarnição n.º1, uma das mais antigas unidades militares portuguesas.
6°: Algar do Carvão (Terceira).
No Algar do Carvão, que fica num antigo vulcão adormecido na freguesia do Porto Judeu, bem no meio da ilha Terceira, os visitantes podem descer até cerca de 100 metros de profundidade, bem no "centro da terra". Aqui podem observar estalactites com características únicas no mundo e uma lagoa subterrânea, de águas cristalinas, que está classificada como Monumento Natural Regional.
7°: Lagoa natural da Cascata do Poço do Bacalhau (Flores).
Na ilha das Flores, na Fajã Grande, há uma queda de água que se precipita por cerca de 90 metros de altura. As águas deste local são límpidas e refrescantes que se acumulam numa bela piscina natural que é bastante visitada pelos turistas. O acesso à Cascata do Poço do Bacalhau é feito por um trilho bem conservado que permite que se alcance a piscina com facilidade, e já no caminho, é possível contemplar a beleza, sem igual, da cascata que surge do paredão de pedra. Depois de uma caminhada pelo Trilho dos Lagos (onde poderá tirar uma selfie em cada uma das lagoas da ilha), encha-se de coragem e salte para a água. Esta pode estar algo fria mas vai valer a pena.
8°: Observação de baleias e golfinhos (Faial).
Os Açores são um dos maiores santuários de cetáceos do mundo. Golfinhos e baleias podem ser avistados em qualquer ilha doa Açores. Vários operadores turísticos trabalham na região e antes de os barcos partirem para a observação, as pessoas são aconselhadas a terem procedimentos que não interfiram com a vida marítima. Após a partida do barco, o vasto oceano é o cenário em que decorrem os encontros maravilhosos entre humanos e estes seres marinhos. 
9°: Pico (Pico).
Se acredita que a maior montanha de Portugal é a Serra da Estrela, está completamente enganado! O Pico, com 2351 metros de altitude, é a maior montanha do país (e a terceira maior montanha que emerge do Atlântico) e a partir do seu topo poderá ver à distância as ilhas do Faial, Terceira, São Jorge e a Ilha Graciosa. Esta montanha fica na ilha com o mesmo nome. A ilha do Pico é a segunda maior dos Açores, depois da de São Miguel.
10°: Queijadas da Graciosa (Graciosa).
Para terminar a sua visita pelas pérolas do Atlântico com o estômago cheio, descubra os segredos sobre as deliciosas queijadas da Graciosa. Este doce, que num passado recente era uma especialidade dominada por muitas donas de casa e não faltava em qualquer festa ou reunião familiar, é feito com produtos naturais e são portadoras do selo "Açores certificado pela natureza.

De: FG

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...