terça-feira, 26 de junho de 2018

Coimbra vai receber a tertúlia “Prevenir e Sobreviver ao cancro”.

Coimbra vai ser a próxima paragem do ciclo de tertúlias “Prevenir e Sobreviver ao Cancro”. Esta tertúlia, que vai promover uma conversa com especialistas e é aberta a todos os interessados, vai acontecer no dia 07 de Julho, pelas 16:00, no Auditório da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). A sessão de abertura vai contar com a presença do Professor Doutor Carlos de Oliveira, Presidente da Direção do  LPCC-NRC e de um representante da ESEC.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 40% de todos os cancros podem ser prevenidos e outros podem ser detectados numa fase precoce do seu desenvolvimento, tratados e curados. A sensibilização, prevenção primária e detecção precoce do cancro são componentes chave para o controlo do cancro, possibilitando uma redução da sua incidência e mortalidade.
Devido aos avanços científicos e médicos, a sobrevivência ao cancro tem vindo a aumentar, o que acarreta novos desafios para as sociedades. O cancro afeta não só a vida dos doentes, que sofre alterações em todos os domínios, físico, psicológico e social, mas também a dos seus familiares mais próximos. Esta mudança tem, naturalmente, implicações psicológicas e emocionais consideráveis. Mudanças que serão discutidas nesta tertúlia.
Para iniciar a tertúlia em Coimbra, o Núcleo Regional do Centro da LPCC convidou o médico Pedro Madeira (Instituto Português de Oncologia de Coimbra) para falar sobre como “Sobreviver ao Cancro” e o Professor Doutor Vítor Rodrigues, vogal da Direcção LPCC-NRC,  para abordar a temática da prevenção.
No final do encontro, às 17:15, está previsto um momento musical e de convívio com a atuação do “Coro ao Centro”, constituído por doentes oncológicos, voluntários e ainda elementos da direcção do LPCC.NRC.
Em todas as realizações destas tertúlias, haverá uma sessão prévia de formação interna dos voluntários de cada distrito, envolvendo as várias áreas de voluntariado do LPCC.NRC: o Voluntariado Comunitário, o Voluntariado Hospitalar (que funciona no Instituto Português de Oncologia de Coimbra e  no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra) o Voluntariado de Entreajuda (Movimento Vencer e Viver) e o Voluntariado Ocupacional (Centro de Voluntariado Ocupacional).
Esta iniciativa, que está a percorrer todas as capitais de distrito da região centro, está integrada nas comemorações dos 50 anos do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

De: FG

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...