quinta-feira, 20 de junho de 2019

Phishers e spammers podem esconder-se no meio de anúncios de viagens.

Pesquisar sobre alojamentos ou viagens é algo bem comum nesta altura do verão mas tenha cuidado que por detrás de um anúncio podem estar phishers e spammers. Isto foi o que a Kaspersky descobriu após ter sido alertada para 8.000 ataques, isto apenas durante o mês de Maio.
Ao longo do dia 21 de Maio, os investigadores da Kaspersky detectaram sete emails diferentes, disfarçados de ofertas de plataformas populares de reservas de bilhetes de avião e alojamento. Três destes emails pareciam oferecer voos gratuitos, em troca do preenchimento de um pequeno questionário online e da partilha do link com outras pessoas. Após responderem a três perguntas, foi solicitado aos utilizadores que escrevessem o seu número de telefone, número que os hackers utilizaram para inscrever as vítimas em serviços de telefone pagos.
Paralelamente, os investigadores também detetaram ataques de phishing entre o final de Abril e o final de Maio, disfarçados como sites populares de reservas de alojamento de curta duração, como o Airbnb (7.917 ataques). Num destes ataques, os hackers criaram uma página de phishing que se assemelhava à plataforma legal e ofereciam às vítimas alojamentos a preços muito baixos, no centro da cidade, com avaliações muito altas. Assim que uma das vítimas confirmou a reserva e transferiu o dinheiro, o hacker e a oferta desapareceram.
Através do spam ou do phishing, os hackers fazem com que as vítimas forneçam os detalhes das suas contas para pagar em serviços inexistentes.
“Para se protegerem deste tipo de ataques, as pessoas devem utilizar apenas sites legais para reservar bilhetes e alojamentos, de forma a garantir que estão protegidas por uma solução de segurança com um filtro de spam e phishing forte, capaz de detetar abordagens fraudulentas, antes de chegarem até nós”, explica Alfonso Ramírez, Director Geral da Kaspersky Ibéria.

De: AR.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...