quarta-feira, 19 de junho de 2019

"Mitos e Monstros" da Europa vão ser apresentados no canal História.

 A 26 de Junho, a partir das 22:15, o canal História vai revelar as lendas mais famosas da Europa em "Mitos e Monstros". Em cada episódio, que é narrado por Nicholas Day e conta com a presença de historiadores, vão ser reveladas as estranhas raízes dos contos familiares e os impulsos universais que residem por detrás dos mitos e monstros mais bizarros.

Lista de episódios a serem emitidos:
Episódio 1 – Heróis e Vilões.
As histórias e aventuras de heróis e vilões são as mais emocionantes em toda a mitologia. Este episódio centrar-se-á na controversa teoria da existência de uma estrutura comum em tais histórias que transcende influências culturais e históricas.
Essa era a teoria do mitologista americano Joseph Campbell. O seu trabalho moldou o pensamento popular sobre os mitos e foi uma influência chave sobre ícones da cultura moderna, tais como a saga da Guerra das Estrelas e de Harry Potter. Este episódio explica passo a passo a “Viagem do Herói” de Campbell, mostrando como se aplica aos heróis ancestrais, como Ulisses, Rei Artur e Sigurd.
Episódio 2 – O Desconhecido Selvagem.
Florestas e montanhas, mar e gelo... As zonas selvagens deste mundo são um cenário fértil em mitos e lendas. Como este episódio mostrará, as histórias que se contam sobre territórios inexplorados – e os monstros que se escondem nas suas profundezas – podem dizer-nos muito sobre um povo.
Os Gregos Antigos amantes da cidade viam-na como um reino do divino... e um lugar perigoso para os mortais. Os nórdicos eram marinheiros exímios, mas imaginavam os mares dominados por monstros aterradores. Os Celtas da Irlanda pré-Cristã contrastavam a agrura do quotidiano com o Outro Mundo, um paraíso aliciante que espreitava a medo no desconhecido...
Episódio 3 – Guerra.
A guerra tem sido uma constante na História da Humanidade. Todas as civilizações se debateram com as questões que a guerra suscita. Por conseguinte, não é surpresa que os mitos de guerra estejam entre os mais duradouros.
Neste episódio, mostraremos como os Romanos justificavam a sua postura violenta através da sangrenta história dos seus fundadores Rómulo e Remo. Exploraremos o papel das misteriosas Valquírias no mito nórdico e o que isso nos pode contar sobre os Vikings. Mostraremos que a guerra também pode transformar homens em mitos, revelando como Vlad, o Impalador adquiriu esta sua alcunha hedionda. E analisaremos como a grandiosa história épica da Grécia Antiga, narrada em “A Ilíada”, e interrogar-nos-emos sobre como a história do cavalo de Troia continua a ter um impacto tão forte em todos nós... até mesmo nos dias de hoje.
Episódio 4 – Amor e Traição.
O amor é uma emoção universal e poderosa, mas também pode ser destrutiva. A luxúria pode destruir, a traição pode ferir... Logo, uma força tão frequentemente irracional pode levantar questões em qualquer sociedade.
Neste episódio de “Mitos e Monstros”, narraremos o romance medieval de Tristão e Isolda, cujo amor ameaçou o destino do seu reino. Exploraremos como o abandono de Dido pelo herói Aeneas abriu caminho para Roma e veremos como as atitudes dos nórdicos em relação ao sexo e ao casamento são representadas na farsa burlesca de “Lay of Thrym”. E conheceremos Medea, culpada do mais negro crime de amor e paixão: o homicídio dos seus próprios filhos.
Episódio 5 – Mudança e Revolução.
Como se forma uma comunidade? Como sobrevive e se adapta à mudança? Este episódio descreve detalhadamente o papel que os mitos e lendas desempenharam na fundação das leis da sociedade e os castigos de quem as violava.
O “Pied Piper of Hamelin” é uma velha história de normas sociais ignoradas e punidas. O acordo feito com o misterioso Piper não é cumprido e as crianças da vila pagam o preço. Mas qual é a origem desta lenda? Este episódio explorará os devastadores acontecimentos históricos que se escondem por detrás da lenda.
Também investigaremos a longevidade do lendário rebelde Robin dos Bosques, analisaremos como histórias de magia e maldade levaram aos hediondos julgamentos de bruxas em Bamberg, na Alemanha, e exploraremos como a bizarra lenda urbana Vitoriana do Spring-Heeled Jack foi uma aterradora resposta às rápidas mudanças sociais na Grã-Bretanha do século XIX.
Episódio 6 – O Fim de Todas as Coisas.
A morte é uma perspetiva assustadora e perturbadora para todos nós. Mitos e lendas ajudam a expressar e a explorar tais ansiedades. Mas dizem-nos mais do que o medo mortal em si, porque é nas histórias de morte de uma cultura que podemos ver o que valorizam na vida.
Neste último episódio, contaremos o ancestral mito grego da Antígona, que desafiou as leis do próprio país para poder enterrar o irmão. Conheceremos o deus nórdico mais adorado e perfeito – Baldr – cujo destino continua a ser a morte. Analisaremos as apocalípticas narrativas de cheias que se encontram tantas vezes nos mitos e exploraremos o nosso duradouro fascínio pelos mortos-vivos, rastreando a história dos vampiros até às suas origens na Europa de Leste e questionando-se por que razão estas figuras tão sinistras continuam a exercer um fascínio tão grande sobre a nossa imaginação.

De: AR.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...