domingo, 14 de abril de 2019

"Into the Badlands:Cobra Fang, Panther Claw" - Review do episódio.

Não sei muito bem o que falar sobre o último episódio de "Into the Badlands". É que foi um carrossel de emoções que mais parecia que estava a ver um episódio de "Game of Thrones" (as temporadas anteriores estão a passar no #SYFY) com a quantidade de mortes que tivemos. É que a "brincar a brincar" estamos cada vez mais perto do fim (só gostava que outro canal, como a #Netflix, #HBO ou mesmo o #SYFY apostassem nesta belíssima produção).
Este episódio começou com o Peregrino, o MK e os seus homens a invadir o Mosteiro. Nos trailers a luta entre o Peregrino e a Mestre prometia ser gloriosa mas não gostei nem um pouco ver a Mestre ser derrotada daquela forma tão básica por um homem que vê mortos e que "roubou" os seus poderes há bem pouco tempo. Ele com as alucinações que está a ter com o Castor já parece o Quinn com o Ryder e todos os fãs de "Into the Badlands" sabem como a história deste Barão acabou.
Enquanto o Mosteiro estava a ser atacado, a Minerva, Sunny, Bajie e Nix estavam numa road trip pelas Badlands (ainda me pergunto como eles tem carros?!). Como o Sunny e a Minerva não gostam nem um pouco um do outro, a Ankara estava num sono profundo e a Nix é a "carta nova no baralho), o Bajie tentou "quebrar o gelo" com um monólogo sobre comida engraçado mas que quase deu cabo dos nervos dos ocupantes do carro.
Esta viagem foi interrompida (e ainda bem ou se não eles também seriam apanhados no cerco ao Mosteiro) por uma avaria no carro. Nas Badlands não existem mecânicos mas pelos vistos existem peças para arranjar carros e eles foram até um pavilhão abandonado para poderem arranjar a carrinha. Enquanto o Sunny arranjava o motor do carro e contava a infeliz história da sua vida, o Bajie tratava da Ankara.
....................................................................................................................................................................
Depois de ter entrado em transe no meio do carro, quase o ter feito explodir e ter levado uma pancada na cabeça da Viúva, a Ankara estava novamente inconsciente e sob os cuidados do Bajie. O trabalho braçal estava ao cargo do Sunny e ele ficava de olho na "bruxa má".
- Como ela está? - A Minerva tinha entrado sem ele ter percebido.
- Credo, rapariga! Tu ainda me matas! Essa tua mania de andar como se fosses um gato, sem fazer barulho. Pelo menos avisa quando entras que eu ainda tenho um AVC.
- Peço desculpa.
- O que queres?
- Apenas estar perto de alguém que não me queira matar. O Sunny disse que depois de matarmos o Peregrino virá atrás de mim. Por mais que eu peça desculpa ele não aceita e a verdade é que até o consigo compreender. Sempre disse que defendia os mais fracos, especialmente as mulheres, e a primeira coisa que fiz foi vender a Veil e o bebezinho. Eu fui, tal como no sonho, contra os valores que jurei defender.
- É verdade mas aprendeste a tua lição. Conseguiste matar o medo e a raiva que viviam dentro de ti. Elas é que te consumiam. Flea, tu tens bom coração, bons princípios, o teu problema sempre foi a busca por um poder desaparecido. E nessa busca acabaste por trocar a Veil e fazer sofrer pessoas que não mereciam. Agora é o momento de pagares pelos teus pecados.
- Isso equivale à morte?
- Não. Não te preocupes com o Sunny. Eu vou ajudar-te com ele. É que depois de acabarmos com o Peregrino, existe muito trabalho a fazer. Vamos acabar com o ciclo de sangue começado pelos nossos antepassados. Mas primeiro temos que entregar a Ankara à Mestre.
- Agora fazemos tudo o que ela diz? Lembraste quando recorriamos à improvisação?!
- Claro que me lembro! E tu lembraste ao que isso nos levou? Tu foste picada e eu expulso do Mosteiro. Vamos ficar com o plano da Mestre. Eu tenho que ir lá dentro buscar uma coisa. Tu fica de olho nela mas não tires essas agulhas por nada deste mundo! - O Bajie sai e a Minerva senta-se a controlar a Ankara.

Ao mesmo tempo, a Tilda e o Gaius dirigiam-se para White Fan, uma antiga feira popular que estava a ser usada pela Julietta como quartel-general. Eles tinham que a encontrar pois ela tinha sido a última pessoa a vê-la com vida.
O Gaius estava bastante calado.
- Não falas?
- Falar do quê?
- Do que aconteceu com a tua mãe. - O Gaius baixa a cabeça.
- Peço desculpa por ter vacilado na hora de matar a minha mãe mas o mesmo não vai acontecer com a minha irmã, garanto! Eu fui um fraco! - A Tilda mete-se em frente dele.
- Não, tu foste humano e elas são a tua família.
- Não, não são. Posso ter o mesmo sangue que elas mas nunca senti amor, carinho. O meu pai sempre cultivou o medo em todos. Tanto nos escravos como na própria família. Nós tínhamos que ser implacáveis mas a verdade é que eu nunca comungei dos valores deles. Nunca consegui olhar as pessoas de cima para baixo mas sim de uma forma igual. Desde muito novo que me apercebi que as Badlands estão "podres" e a minha família é uma das principais culpadas por esta situação.
- Tu podias não ter feito nada e a verdade é que acho que ninguém te culparia.
- Eu me culparia. Nascer rico não deve ser desculpa para aceitar bem o sofrimento dos outros e eu aprendi isso desde tenra idade. - Eles andam mais um pouco até que se aproximam da entrada do parque de diversões.
- Que sítio é este?
- Os antigos costumavam vir para este tipo de locais para se divertirem só que a ideia de diversão do meu pai era mandar-me para aqui para aperfeiçoar as minhas capacidades de combate contra inimigos verdadeiros.
- Entendo. E qual é o plano?
- Plano?! O bom deste local é que conseguimos ver todas as movimentações que eles façam. - Só que a vida deles nao seria assim tão fácil. O Gaius e a Tilda são incapacitados pelos guardas da Chau e levados para o interior da tenda.
A Tilda foi presa a uma cadeira e estava a ser socada por um dos guardas. Já o Gaius tinha sido preso a uma roda giratória e é acordado com um balde de água fria. A sua frente estava a Julietta, a sua irmã mais velha.
- Olá maninho! Não me digas que me vinhas matar?
- Tive esse pensamento.
- Onde ela está?
- Ela quem?
- Não te faças de desentendido. Estou a falar da tua namoradinha, a Minerva. Foi ela que vos mandou a minha procura?
- Nós não sabemos dela.
- O Gaius tem razão. Não a vemos desde White Bone. Aliás, tu foste a última pessoa a vê-la com vida. - A Julietta olha para a Tilda.
- Estou a ver que agora tens uma amiguinha nova... Enganaste miúda, eu não fui a última pessoa a ver a tua mãe com vida. Perguntem a mulher de laranja e que matou 30 dos meus homens. Ela fez com que a Minerva desmaisse e a levou com ela....Então quer dizer que vocês vieram para aqui sozinhos, é isso?!...O que não entendo foi como me encontraste. Foi a mãe, não foi?...Ela está morta?!...- O Gaius não responde mas a Julietta percebeu logo o fim que a sua mãe, Ofélia Chau, tinha tido. -...Muito bem...eu só te mantive vivo este tempo por causa da mãe. Agora que ela não está mais no mundo dos vivos, nós os dois vamos brincar um pouco. - A Tilda é levada para um outro local. A Julietta liga o maçarico e queima o peito ao irmão mais novo.

- O Bajie nunca mais volta! O Sunny é que tem razão e nós estamos a perder tempo na luta contra o Peregrino com a velha a dormir. Está na altura de improvisar! - A Minerva tira a agulha do pescoço da Ankara e esta acorda.
- Ruivinha...- Dá uma festa no rosto da Minerva, para grande espanto da mesma -...quem te viu e quem te vê! Na última vez que te vi não passavas de uma menininha com uniforme de noviça. Eras uma pequenina pulga a saltitar de um lado para o outro. Podias ser pequenina mas o teu poder era enorme, único! Tu tinhas um dos gifts mais poderosos que eu tinha visto. Uma pena que a Mestre o tenha tirado. Eu não entendo uma coisa. Como é que a Viúva, a Baronesa que diz que não se ajoelha perante ninguém, foi capaz de voltar a "rastejar" para a mulher que a abandonou em criança? Ela prometeu-te o teu Gift de volta, foi isso?
- Deixe-se de conversa fiada e diga de uma vez por todas como é que vamos derrotar o Peregrino?!
- Esse feitiozinho intempestivo é que nunca muda. Se eu fosse a ti não temia o Peregrino, pelo menos não por já, e preocupava-me com o que se está a passar neste exacto momento.
- Que conversa é essa?
- Duas pessoas que te são muito queridas estão a sofrer.
- Quem?!
- Eu mostro! - A Ankara encosta a sua mão à da Minerva e esta entra numa espécie de transe, onde estava a ter a visão de uma feira popular no meio do mato. No interior da tenda principal estava...o Gaius! Este gritava com dor, o seu peito estava a ser queimado de uma forma sádica e maquiavélica pela...Julietta! Mas eles não estavam sozinhos. A Tilda estava amarrada a uma cadeira e estava a ser espancada por um guarda vestido.
- Disse para não tirares as agulhas e a primeira coisa que fazes quando viro as costas é tirar as agulhas. Mas tu não fazes nada daquilo que te digo?!...
A Minerva, que tinha ficado bastante abalada por aquilo que tinha acabado de ver, agarra no braço da Ankara com força e torce-o - O que vi...é verdade? - Ali até tinha medo de perguntar mas aquela era uma pergunta que estava a martelar o seu cérebro - Eles estão vivos?
- Por enquanto mas tudo depende de ti. - O Bajie olha para a Minerva sem entender nada do que se está a passar.
- Tenho que ir! - A Minerva sai da sala a correr.
- Minerva, onde vais?! - Ela nem ouve a pergunta que o seu antigo Mestre fez - O que você lhe fez?
- Nada. Apenas avisei a rapariga que a família dela corria risco de vida. - O Bajie volta a colocar a agulha na Ankara e sai atrás da Minerva mas ela já estava no lado de fora da casa segura dos monges e com uma mota nas mãos. - Onde pensas que vais, miúda?!
- A minha filha e o Gaius correm risco. Eles estão nas mãos da Julietta. Eu tenho que os ir salvar.
- Tem calma. A Ankara sempre foi muito mentirosa. Ela está a tentar mexer com a tua cabeça, com o teu coração. Lembra-te que não podes deixar que a raiva volte a entrar no teu coração. - A algazarra que aqueles dois estavam a fazer fez com que o Sunny e a Nix fossem ver o que estava a acontecer.
- Bajie, estamos a falar da Tilda, a minha filha. Ela e o Gaius estavam à minha procura e foram capturados pela Julietta. Eu vi! Eles estão a ser torturados e eu sei onde. Eles são a minha família e eu não posso deixar que nada de mal lhes aconteça. - A Minerva monta na mota. O Bajie olha para o Sunny em busca de alguém que o ajude a demover a ideia de enfrentar um batalhão inteiro sozinha mas as coisas não correm como ele queria.
- Tudo o que a Ankara nos disse até agora tornou-se verdade.
- Muito obrigado pela ajudinha, Sunny. - O Bajie mete-se em frente da mota da Minerva. - Minerva, nós nem sabemos se eles ainda estão vivos e se foram mesmo capturados pela Chau, vais marchar sozinha para uma armadilha mortal.
- Não tenho medo da Chau. Tenho que ir salvar a Tilda e o Gaius custe o que custar. Mas se estão assim com tanto receio que eu não volte, venha comigo. - O Sunny podia não gostar dela mas conseguia compreender a sua preocupação como mãe e como tal manda a Nix ir com a Viúva nesta missão de salvamento. A Nix sobe para a garupa do veículo. - Eu prometo que depois de os salvar e coloca-los num local seguro eu volto. - arranca a mota a alta velocidade ela precisava de chegar a Iron Fan o mais rápido possível.
....................................................................................................................................................................
Depois das duas mulheres terem saído, descobrimos que a Ankara e o Bajie na realidade têm uma relação mais profunda. O diálogo entre os dois actores é precioso e por mais que goste da Viúva e do Gaius, tenho que admitir que os melhores actores que passaram por esta produção foram o Martin Csokas (Quinn), o Waldo (não sei o nome do actor) e o Nick Frost (Bajie). Estes são os melhores mas a verdade é que de uma forma ou de outra consigo criar empatia com todas as personagens, exceptuando o MK e pergunto-me o que estará destinado para ele nos últimos 4 episódios.
Esta personagem foi apresentada como o sinistro mais forte e que depois de perder a mãe, no início achava que tinha sido ele próprio a matar a mãe mas depois de muito ópio vê que tinha sido o Sunny, o homem que estava a tomar conta dele e a treina-lo para ser o seu colt (aprendiz de clipper), deambula pelas Badlands e acaba por interagir com todas as personagens. Mas isso foi no início.
Agora ele apenas culpa o Sunny pela morte da mãe e a grande maioria dos fãs elegeu-o como a pior personagem de todo o show e a verdade é que tenho que concordar. É que se as outras personagens estão Unidas para derrotar o Peregrino, ele está no lado oposto e não vejo como poderá ver a luz. Aliás, eu até via uma forma de trazer o MK de volta para o lado do bem mas não sei se a vão seguir. É que só faltam 4 episódios para o fim (fuck AMC!).
Não querendo adiantar muito, mas segundo um pequeno resumo do último episódio, o MK vai confrontar a Viúva e ai, de alguma forma, eles descobriram que são mãe e filho. Assim tínhamos a resposta para quem é o Percival e o MK seria obrigado a perdoar o Sunny, pois a sua mãe estava viva. O Sunny poderia até ter morto a mulher que cuidava dele mas não a sua mãe.
Voltando ao Sunny, e avançando para a última cena deste episódio, o Black Lotus e o seu líder, Magnus (que mais parece o irmão mais velho ou pai do Quinn), chegam à casa segura dos Monges e lançam granadas de fumo que incapacitam o Sunny. Numa breve conversa entre o Magnus e a Ankara, descobrimos que eles tiveram uma espécie de relacionamento e que foi aquele grupo a destruir Azra, tendo sobrevivido apenas o Peregrino, o Sunny e a irmã dele, que faz parte do grupo e que será apresentada já no episódio de amanhã.
O Bajie, que conseguiu levantar-se, é esfaqueado pelo Magnus e o mesmo acontece com a Ankara. O Black Lotus sai com o Sunny.
Esta cena deixou todos furiosos (podem chamar de loucura mas eu estou de tal forma empolgada com estes novos episódios que nas madrugadas de terça-feira, aqui em Portugal, estou colada no Twitter para saber a opinião das pessoas) com a possível morte do Bajie mas acho que podemos manter a calma. Em que em trailers de episódios futuros esta personagem aparece/é referida.
Para mim a Ankara é que vai morrer mas antes salva o Bajie e transmite o seu Gift para ele. Também acharia muita graça se soubéssemos que a Ankara e o Magnus são na realidade os pais do Bajie mas acho que ai já seria muita invenção para um tão curto espaço de tempo.
Em várias entrevistas o Sherman Augustos (o Moon) disse que várias personagens iriam morrer e que as pessoas ficariam de "queixo caído". Neste episódio tivemos as mortes da Ankara e da Chau.
Se tivesse que fazer uma lista com os maiores vilões das Badlands, a Chau seria definitivamente a segunda, só perdendo para o Barão Quinn. Mas como estamos no fim da série e esta guerra com a Viúva tinha que acabar para que a Minerva, e restantes personagens, virassem atenções para o Peregrino, a personagem da Julietta Chau teve que desaparecer e apenas tenho pena que a cena não fosse um pouco mais longa e não tivessem mostrado as duas mulheres a lidarem com os guardas ou houvesse uma troca de olhares com a Tilda e o Gaius. Os dois levantaram os olhos aliviados com a presença da "mãe" das Borboletas.
Este cenário da Feira Popular é completamente impressionante e a verdade é que mesmo escondida e a ser perseguida continua com o uniforme completamente branco (o uniforme da Julietta, não me perguntem bem o por quê, parecia aqueles que os Nazis usavam) e a ter jantares sumptuosos. Estes são alguns dos detalhes que vão deixar saudades quando "Into the Badlands" acabar (adoraria que a #HBO, #Netflix, #SYFY, #HULU ou outro canal qualquer continuasse esta história ou fizesse a continuação/spin-off da mesma) e esta produção nunca ter ganho ou ser nomeada para um Emmy (e o poderia ser em várias categorias) é um atentado (#Emmy4Badlands!).
Do cenário da Feira Popular, onde eles até tinham uma banca com algodão doce (como é que nas Badlands há algodão doce?), o palhaço gigante por onde a Julietta e a Minerva entraram é impressionante e contribuiu bastante para transformar o local em algo ainda mais sinistro e imponente. É desta forma que também podemos descrever a personagem da Viúva em toda esta cena.
A Nix, que veio ajudar a ruiva na missão de salvamento, ajudou o Gaius e a Tilda (acho que poderemos ter um novo casal a "nascer" com estas duas) a fugir do local. Isto porque aquele era o confronto final entre duas inimigas de infância, a Minerva e a Julietta. Eu gostei desta última batalha e foi o momento ideal para a Chau morrer pois a ruiva tem que estar concentrada no Peregrino mas a verdade é que gostava de ver um pouco mais da Barão Chau e desta família, que segundo o que foi possível ver no episódio 5 da temporada 3, que foi a primeira a reinar nas Badlands.
Também achei que a luta, tal como todo o segmento, podia ter sido maior mas elas apresentaram novas armas e foi possível ver algumas das diversões do parque. Nesta luta, comparando aquela que elas tiveram no último episódio da primeira parte desta temporada, vimos a diferença na personagem da Minerva. Ela já não luta com raiva e os seus ataques podem não ser tão rápidos mas todos os golpes que ela aplicou tiveram um grande efeito na Julietta e o "coup de grace" foi aplicado com a Viúva a deslizar com a espada na corrente de um baloiço (de onde acabaram por saltar faíscas) e a cortar o pescoço à Chau.
Sei que alguns fãs não gostaram deste episódio por causa da "suposta" morte do Bajie (acho que esta morte não é verdadeira pois é possível ver o Bajie em outras imagens) mas se tivesse que escolher a minha parte favorita era a morte da Chau. A "bruxa má", aquela que maltratou os escravos, morreu às mãos de uma antiga escrava que pretende transformar as Badlands num local melhor. Até é poético e no take em que vemos a Minerva a contornar um carrossel, depois de ter morto a Julietta, a forma como ela caminha e o olhar que transmite é o de dever comprido (pelo menos naquele episódio).
Amanhã, segundo o tralier já divulgado, veremos mais da Black Lotus e da irmã do Sunny, a Mestre (penso que ela esteja refém do Peregrino não por ter sido derrotada mas para compreender o que ele consegue fazer com o Gift) e o Gaius a tornar-se no novo Barão dos Chau.

Link relacionado: https://snarede5.blogspot.com/2019/04/review-into-badlands-season-3-episode-11.html

De: AR.

PS: Quem se quiser juntar à campanha na internet para salvar "Into the Badlands" pode juntar aos seus posts as hastags #Intothebadlands, #SaveIntothebadlands e #Emmy4Badlands.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...