quarta-feira, 20 de março de 2019

Investigadores portugueses estudam queda de meteoritos do asteroide Vesta.

O asteroide Vesta, que é o segundo maior corpo na cintura de asteroides, esta a ser investigado por um consórcio internacional, que incluem investigadores portugueses, por causa da queda de um conjunto de meteoritos.
Os meteoritos, encontrados na região de Sariçiçek, na Turquia, em 2015, foram estudados por várias técnicas num projeto coordenado pela NASA e pelo cientista turco Ozan Unsalam, que realizou parte dos seus estudos de pós-doutoramento no Departamento de Química da FCTUC. A equipa de Rui Fausto realizou estudos analíticos da composição dos meteoritos usando espectroscopia de Raman.
De acordo com a informação agora revelada pela equipa internacional, a colisão no asteroide Vesta, que criou a cratera de impacto “Antónia” há 22 milhões de anos, produziu um conjunto de meteoritos que caíram perto da cidade de Sariçiçek, na Turquia, em 2015.
"Visitámos Sariçiçek logo após a queda destes meteoritos", afirma Ozan Unsalam, explicando que "os locais providenciaram os meteoritos para que o estudo fosse possível e ajudaram no mapeamento dos 343 locais da queda".
Concluiu-se que os meteoritos investigados fazem parte de um tipo denominado Howarditos, ou HED. Este tipo de meteoritos foram originados por uma colisão há 22 milhões de anos e a sua queda na Turquia foi registada em imagens.
Os resultados desta investigação foram publicados na revista "Meteoritics and Planetary Science".

De: AR.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...