quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Internacional: Brexit pode ser adiado, Trump encontra-se com Kim e Índia e Paquistão em "pé de guerra".

A pouco mais de um mês da saída do Reino Unido da União Europeia, que está prevista para o fim do mês de Março, mas sem qualquer acordo à vista, vários governantes europeus levantaram a possibilidade de esta saída ser adiada por 2 anos, até 2021. Este seria o tempo previsto para a normalização de relações após o Brexit e pode ser mesmo utilizado para que seja possível alcançar-se um acordo entre ambas as partes.
Para que tal seja possível é necessário haver um pedido feito por May mas a primeira-ministra inglesa está disposta a fazer de tudo para que o Reino Unido saia da União Europeia na data prevista. Antes de tal saída, a oposição, que é liderada pelo Partido Trabalhista (que perdeu recentemente 7 deputados), pretende avançar com um novo referendo.
Se até há uns meses atrás poderíamos pensar que estávamos a caminho de ver uma guerra entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte (agora é mais com a Venezuela de Nicolás Maduro), a verdade é que as coisas mudaram e está já é a segunda cimeira entre os líderes dos países. Trump e Kim estão no Vietname e o principal assunto da agenda é o final do programa de armamento nuclear que aquele país asiático tem fomentado ao longo dos anos.
A verdade é que desde o último encontro entre estes dois homens a Coreia acabou com a sua principal base de lançamento de mísseis (esta tese não é defendida pelos serviços secretos americanos) e pediu ajuda alimentar à ONU por causa das más colheitas.
Também no continente asiático, o clima entre o Paquistão e a Índia está a azedar. Estes dois países, que possuem armamento nuclear, nunca se deram bem por causa da região da Caxemira mas agora até se fala em guerra e tudo por causa de um ataque aéreo que o exército indiano fez contra um alegado grupo terrorista em território paquistanês.
Quem não gostou nem um pouco deste ataque foi o Paquistão que considera que a Índia cometeu uma "agressão grave" ao violar Linha de Controlo Militar acordada entre os dois país, que foi criada após a guerra de 1971.
Com a possibilidade de uma guerra na região, a China, que é vizinha destes dois países, pede muita cautela em todos os actos tomados.

Links relacionados: https://snarede5.blogspot.com/2019/01/tudo-ou-nada-pelo-brexit.html
https://youtu.be/s1mibd1s9d0


De: AR.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...