terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Um amor para além das chamas.

Este título podia ser utilizado para uma obra de ficção mas representa uma história bem real. Nos Estados Unidos, mais precisamente no estado da Califórnia (que tem mais parecenças com Portugal do que aquelas que há uma primeira vista poderíamos imaginar), um cão ficou um mês em frente da casa dos seus donos, que ficou destruída pelos fogos. Este animal esperava ansiosamente pela volta dos seus donos. Esta é uma prova (tal como aconteceu com o cão de George HW Bush) de que o amor que os animais nos tem é maior do que tudo.
O mesmo não podemos dizer sobre os seres humanos. É que por mais leis criadas e mesmo com a presença do PAN no parlamento, os seres-humanos continuam a comportar-se que nem autênticos animais (irracionais) quando falamos no cuidado a ter com os outros. Isto acontece tanto na nossa relação com o outro, com os animais e com o meio ambiente.
Num país onde o turismo tem uma importância enorme, e que emprega milhares de pessoas, existe uma gritante displicência com o meio ambiente e os crimes ambientais vira e volta são chamados aos jornais. O mais recente está a acontecer na Praia de Mira. Esta praia, que todos os anos ganha o galardão da Bandeira Azul, está a ser poluída por causa das descargas feitas por um hospital local. Este não é caso único. É apenas mais um caso da falta de investimento e preocupação que temos com aquilo que é nosso.
Aqui em Portugal, nesta manhã de terça-feira, um grupo de passageiros da Transtejo "tomou conta" do cacilheiro que faz a travessia Seixal-Lisboa. Isto tudo aconteceu por causa do mau serviço prestado pela empresa que assegura as ligações marítimas entre os dois lados do Tejo. Mas não é só esta a empresa de transportes que apresenta um mau serviço aos seus utilizadores. A verdade é que os transportes públicos em Portugal têm muito que melhorar. Podíamos mesmo apreender um pouco com o Luxemburgo. Em 2020, os transportes públicos neste país vão ser gratuitos para todos.

De: AR.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...