segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Em Portugal...

Em Portugal, a grande notícia deste último fim-de-semana foi, certamente, a queda de um avião do INEM. É que depois de termos começado o sábado com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a confirmar que iria passar o dia 25 de Dezembro com os meninos da ala pediátrica do hospital S.João, o final do dia trouxe-nos o descarrilamento de um elétrico na zona da Lapa.
Mas se este foi um acidente mais espectacular do que mortífero, o eléctrico embateu num prédio e existiram 28 feridos, dois deles crianças, ligeiros, o de domingo não foi bem assim.

É que por volta das 18 horas, o helicóptero do INEM, que tinha 4 ocupantes a bordo (três homens e uma mulher), despenhou-se. Este helicóptero caiu na zona de Valongo depois de ter embatido contra uma torre de comunicações. Os quatro ocupantes morreram. A localização dos destroços desta aeronave foi dada por um praticante de BTT.
Desde o momento em que o helicóptero deixar de contactar com a torre até ao momento que foi dado o alarme à Protecção Cívil passaram quase duas horas. Sobre esta disparidade de tempo, todas as figuras de poder (Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa ou Jaime Marta Soares) pedem para que exista um inquérito rigoroso para saber se a Protecção Cívil errou no socorro prestado aos tripulantes deste helicóptero, que tinha acabado de transportar um doente urgente.
Costa falou sobre este caso mas não se dirigiu até ao local pois estava no Afeganistão. O primeiro-ministro, acompanhado pelo ministro da defesa, João Cravinho, fez a habitual visita natalícia às tropas. Nesta visita, António Costa aproveitou para ver como os 150 militares portugueses em missão no Afeganistão estavam e também agradeceu o sacrifício que estes homens e mulheres fazem.
Ligado ao Brexit mas em Portugal, o número de pedidos de nacionalidade portuguesa, por cidadãos ingleses, nunca foi tão grande. Só este ano, cerca de 500 britânicos pediram nacionalidade, mais 48,6% do que em 2017. Este aumento substancial no aumento de pedidos de nacionalidade deve-se à incerteza do que irá acontecer após a saída do Reino Unido da União Europeia.
Sei que este não é um texto sobre desporto (ou futebol) mas como este é tão marcante na vida social portuguesa, não podia deixar de falar. Só que aqui não venho falar sobre os triunfos do Benfica e do Sporting.

Venho falar sobre a vida de um jogador. O jogador Nuno Pinto, que é lateral-esquerdo e joga pelo Vitória de Setúbal, anunciou em conferência de imprensa que tem um linfoma (existem vários tipos de linfomas mas os principais são o linfoma de Hodgkin (LH) e os linfoma não-Hodgkin (LNH)).
Na conferência de imprensa, junto do jogador, que vai ter que suspender a carreira por tempo indeterminado, esteve o plantel do clube sadino e o presidente, que ainda se encontra em choque mas promete toda a ajuda ao jogador.

De: AR.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...