segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

App "Clave de Fala": Dar voz aqueles que não têm voz.

Promover a inclusão e dar voz aqueles que não a tem é o principal objectivo de um grupo de estudantes do terceiro ano da licenciatura em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). André Correia, António Eloi, Cláudio Gomes, Joana Lameiras, Pedro Silva e Telma Portugal são os autores da aplicação "Clave de Fala".
Esta aplicação, que está dividia em seis categorias diversas, gera frases rápidas de acordo com as necessidades do utilizador, não sendo necessário escrever. O backend desta app, que vai aprendendo segundo o perfil do utilizador, faz com que tenha sempre a melhor frase "à mão".
O processo de desenvolvimento da "Clave de Fala" contou com o apoio da Associação Portuguesa de Limitados da Voz (APLVoz). "Foi essencial ouvir a APLVoz. Percebemos melhor as reais necessidades destas pessoas e permitiu dotar a aplicação com as respostas mais adequadas", afirmam os responsáveis por este projecto.
Para que a aplicação possa ser melhorada, os autores vão colocar o código (software) em domínio público. Assim, "outros estudantes, investigadores ou simplesmente pessoas com curiosidade e vontade de ajudar vão poder contribuir para este projecto social", finalizam André Correia, António Eloi, Cláudio Gomes, Joana Lameiras, Pedro Silva e Telma Portugal.
Esta aplicação, que vai estar disponível a partir do dia 05 de Dezembro, pode ser descarregada em versão Android na Play Store.

De: FG.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...