domingo, 11 de novembro de 2018

Visite 'la bella Itália'.

Itália é um dos destinos mais procurados do mundo e cidades como Roma, Milão ou Veneza fazem parte dos destinos de férias de sonho de qualquer um. Só que a Itália é muito mais do que as suas grandes cidades, a sua rica história ou a boa comida que conquistou o mundo. A Rede EDEN - Destinos Europeus de Excelência da Comissão Europeia - que premeia os destinos mais sustentáveis e amigos do ambiente em toda a Europa, apresenta-lhe sete destinos a visitar na Itália.

Todos nós conhecemos a Itália mas a Rede EDEN, que premeia os destinos mais sustentáveis e amigos do ambiente, pretende-lhe apresentar uma outra faceta deste encantador país. Esqueça a azáfama das suas grandes cidades e 'mergulhe' na verdadeira faceta da cultura italiana.
Ao longo de sete destinos muito especiais poderá conhecer os verdadeiros sabores, os mais belos cenários e uma cultura com milénios de existência. Guardiagrele, Pistoia, Guspini, Monte Isola, Peninsola del Sinis, Corinaldo e Specchia são alguns dos destinos EDEN italianos que deve conhecer.
Fique a conhecer um pouco mais sobre os mesmos de seguida:
Guardiagrele (Vencedor na categoria Turismo e Gastronomia Local).
Guardiagrele fica bem no centro da Itália e é conhecida pelo Parque Nacional de Maiella, o seu pitoresco centro histórico e a sua boa comida e bebida. Para promover a cidade como um centro turístico de excelência está a ser feito um investimento em energias limpas, uma disposição eficiente de resíduos e diferentes eventos culturais ou desportivos. Em Guardiagrele pode participar em diferentes eventos de gastronomia, fique a conhecer o artesanato local e mantenha-se acordado durante as Noites Brancas.
Pistoia (Vencedor na categoria Turismo Acessível).
A poucos quilómetros da conhecida zona da Toscana fica, a não muito conhecida província de Pistoia, que pode ser visitada por qualquer tipo de pessoa, isto porque é bastante acessível. As cidades de Pistoia e Pescia, sem esquecer a cidade termal de Montecatini, apresentam edifícios de Art Nouveau, igrejas que relembram o passado medieval desta zona e paisagens genuínas e pitorescas, típicas dos Apeninos. A área de Pistoia, tanto nas suas maiores cidades como nas pequenas aldeias, tem todos os anos encenações históricas, comemorações religiosas, exposições folclóricas, festivais e festas que celebram o povo toscano.
Guspini (Vencedor da categoria Turismo e Regeneração de locais físicos).
Esta cidade fica no sudoeste da Sardenha e tem uma paisagem imaculada, um clima quente e uma arquitectura antiga. As montanhas Monte Linas, Monte Arcuentu e Monte Maiori dominam a paisagem que rodeia esta bela cidade que tem cerca de 46 km's de praias. Para além de Guspini, visite Montevecchio, um destino turístico próspero que fica a 10 km da cidade de Guspini. Montevecchio tem um museu ecológico que exibe toda a história da região, que está fortemente ligada aos mineiros.
Montisola (Vencedor na categoria de Turismo Aquático).
Esta ilha fica na província de Brescia e tem uma população de 2000 habitantes. Nas 11 aldeias que fazem parte do Montisola, a maior ilha habitada dos lagos europeus, podem ser encontradas igrejas construídas entre 1400 e 1600 e com belos artefactos deste período. O Montisola pode ser visitado a pé, de bicicleta ou de barco. Ao longo das aldeias que fazem parte do Montisola encontrará painéis fotográficos que mostram a fauna e a flora desta ilha, que é uma das mais bonitas de Itália.
Área Marinha Protegida da Peninsola del Sinis e da Isola di Mal di Ventre (Vencedor nas categoria Turismo e Áreas Protegidas).
A partir desta península, que tem condições climáticas muito boas ​​durante todo o ano e é a casa da peculiar 'corrida descalça', há excursões de barco para a Isola Mal di Ventre e Scoglio del Catalano, onde poderá mergulhar e ver os peixes que nadam pela Sardenha. Se for um apaixonado pelas tradições locais poderá ver como se fazem os vinhos Vernaccia e Nieddera ou explorar a arte de processamento e armazenamento da tainha Bottarga. Andar de bicicleta, observar o pôr-do-sol atrás das paredes do penhasco do promontório de Capo San Marco e passeios românticos na praia são algumas das actividades a fazer.
Corinaldo (Vencedor da categoria Turismo e Património Imaterial Local).
Corinaldo é uma pitoresca estância turística rodeada pelas montanhas Azure dos Apeninos e pelo Mar Adriático. Esta estância balnear tem uma praia extremamente sedutora e a cidade tem cerca de 70 teatros históricos. Corinaldo foi construída sobre o que restou da cidade romana de Suasa. Corinaldo, que é conhecida por ser o berço da mártir Santa Maria Goretti, tem no seu centro histórico edifícios antigos e palácios aristocráticos.
Specchia (Vencedor na categoria Melhor Destino Europeu Emergente de Excelência).
Specchia fica no sul de Itália e é um local com uma grande riqueza natural e cultural. Em Specchia a tradição une-se à inovação, o que faz com que a qualidade de vida nesta cidade seja alta. Aliada a uma boa qualidade de vida está a gastronomia. Specchia recuperou muitas das receitas antigas e produtos típicos pertencentes a uma cultura mediterrânica e alguns dos produtos mais utilizados são o azeite, tomate ou o macarrão.

De: Andreia Rodrigues (publicado em "Mood Magazine).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...