segunda-feira, 19 de novembro de 2018

As palminhas dos sapatos podem ajudar à reabilitação física após um acidente vascular cerebral.

A SwitHome é um consórcio que criou umas palmilhas para sapatos inteligentes. Estas palminhas vão poder ajudar à reabilitação física após um acidente vascular cerebral, que é uma das principais causas de morte em Portugal.
"A reabilitação em casa de pacientes que tenham sofrido um AVC. É uma tecnologia com grande impacto quer para os doentes quer para os sistemas de saúde. Por um lado, permite que o paciente consiga realizar mais horas de reabilitação no conforto do seu lar, reduzindo gastos e acelerando o processo de recuperação. Por outro, os profissionais de saúde podem tratar um maior número de pessoas com os mesmos recursos humanos, personalizar terapias e obter maior eficácia na reabilitação", frisa António Lindo da Cunha, coordenador deste projecto.
A partir de sensores distribuídos por toda a sola, as palmilhas, que se instalam no calçado do paciente, avaliam até 200 pontos de pressão do pé enquanto são realizados os exercícios determinados pelo terapeuta, em forma de jogo focado no equilíbrio (desenvolvido para o efeito), instalado no tablet. Em simultâneo, o sistema fornece informação em tempo real ao paciente e envia dados para o terapeuta, por via de uma plataforma Web, permitindo-lhe acompanhar a evolução da reabilitação e proceder a ajustes caso seja necessário.
Esta tecnologia vai já a partir do próximo mês começar a ser testada em doentes em dois hospitais, um em Barcelona (Espanha) e outro em Groningen (Holanda), resulta de uma colaboração entre o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e o Instituto Pedro Nunes (IPN).
Através de um tablet e de uma plataforma online, um grupo de profissionais de saúde. Esta ideia deverá chegar ao marcado já em 2020.

De: FG.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...