terça-feira, 30 de outubro de 2018

Encontro de Violas de Arame em Odemira.

De 10 a 11 de Novembro, a Casa do Povo de S. Martinho das Amoreiras, concelho de Odemira, vai receber o 8º Encontro de Violas de Arame.
Este encontro, que vai juntar violas portuguesas e brasileiras, pretende resgatar e dignificar parte desta cultura regional.
Este encontro é destinado a todos os músicos, etnógrafos e curiosos que manifestem interesse pela música tradicional.
Este encontro não vai contar só com a presença das violas. Também haverão conversas que serão protagonizadas pelos músicos/tocadores intervenientes, bem como alguns investigadores convidados, nomeadamente Ivan Vilela (Instrumentista e Professor na Universidade de São Paulo, Brasil), Salwa Castelo-Branco (Professora e Etnomusicóloga do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança da Universidade Nova de Lisboa), Domingos Morais (Professor/Etnomusicólogo do IELT – Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa) e Manuel Morais (Musicólogo e Professor Associado Jubilado da Universidade de Évora).
Para completar o programa de sábado, dia 10 de Novembro, haverá o espetáculo “Violas de Arame Concerto”, pelas 21:00, no Centro Social de Amoreiras-Gare, com entradas gratuitas.
No dia 11 de Novembro serão realizadas Oficinas, primeiro com os construtores de Viola Campaniça, Daniel Luz, Orlando Trindade e Fábrica de Cordofones Arte & Música, e depois dedicadas a cada uma das Violas presentes no encontro. As inscrições para as oficinas deverão ser efetuadas através do contacto violasdearame@gmail.com.
O Encontro de Violas de Arame terminará, pelas 16:00, com uma sessão de Cante de Improviso: Despique e Baldão, acompanhado à Viola Campaniça, na Taberna do Lagar, S. Martinho das Amoreiras, seguindo-se um Magusto. Durante os dois dias poderá ser visitada uma Exposição de Cordofones, na Casa do Povo de S. Martinho das Amoreiras, que dará o devido destaque à Viola Campaniça.

De: FG.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...