quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Nota temporada no Teatro Viriato.

Nos próximos quatro meses, o Teatro Viriato vai apresentar uma programação repleta de parcerias locais, nacionais e internacionais. Para além disto, uma conferência da Fundação Francisco Manuel dos Santos, em Viseu vai ser possível ver, através do satélite HD, as grandes produções do Metropolitan Opera House.
A temporada de Setembro a Dezembro no Teatro Viriato vai receber nomes como os de Albano Jerónimo, Mickaël de Oliveira, Andrea Belfi, Crista Alfaiate e Cláudio da Silva.
Os Artistas Unidos vão apresentar em Viseu, nos dias 14 e 15 de Setembro, a peça "Do alto da ponte".
"Plus Haut", que poderá ser visto no dia 25 de Setembro, pretende desafiar todos a encontrar à sua criança interior.
Sónia Barbosa vai assumir o papel de encenadora convidada na terceira edição de "Noite Fora" (03 de Outubro). Convidando a uma viagem do velho continente para a América profunda, a encenadora partilha com o público a obra "Loucos Por Amor", de Sam Shepard.
A companhia Erva Daninha apresenta no dia 05 de Outubro uma dramaturgia que aborda a acção do homem sobre a natureza, a perda iminente de recursos naturais e recflete sobre a poluição dos oceanos. Em "1.5ºC Ponto de Equilíbrio", malabarismo, manipulação de objetos e equilíbrios fundem-se, num solo de novo circo sobre o dia a dia de um homem preso, sozinho, num ilhéu rodeado de lixo.
Reflectir sobre o amor nos tempos modernos é a proposta de Lígia Soares com a peça de teatro "Cinderela" (12 de Outubro). A encenadora cria uma metáfora em torno dos contos de fadas, mas que apresenta um diálogo sobre o amor como ele é na actualidade. Crista Alfaiate e Cláudio da Silva representam nesta peça uma Cinderela e um príncipe dos dias de hoje, um casal atingido pela estagnação de uma relação a longo prazo, decorrente das assimetrias dos seus estratos sociais.
"Lusco-Fusco" (18, 19 e 20 de Outubro) é uma peça de teatro para o público infantil que explora a relação da matéria e do corpo com o vazio. Surgindo no vazio, os performers de "Lusco-fusco" trabalham com o corpo de forma a aparecer e desaparecer, desobedecer e desaprender com a matéria ao longo do espaço. Os jogos de luz e de som estimulam outros sentidos e permitem apelar à sensibilidade e perceção de cada criança.
A professora de piano Inês Lamela vai apresentar, no dia 24 de Outubro, uma masterclass.
Pegando em narrativas factuais verídicas, recolhidas num universo cosmopolita contemporâneo, Albano Jerónimo e Cláudia Chéu construíram uma peça centrada nas consequências da falência social e na extinção da entidade família. Veneno (08 e 09 de Novembro) conta a história de um pai recentemente desempregado e falido que decide sequestrar os três filhos, depois de assassinar a mulher e o seu amante.
Aproveitando o acolhimento do projeto GamelIN em Viseu, pela AVISPT21, e no seguimento de uma relação estreita de trabalho entre o Teatro Viriato esta associação e a Companhia de Música Teatral, o Teatro Viriato programa um workshop de exploração sonora. "GamelIN" tem por base o projecto Gamelão de Porcelana de Cristal, um instrumento que permite a exploração sonora sem necessidade de conhecimentos formais de música, por isso pode ser considerado um instrumento inclusivo.
Depois de dois anos de atividade, o grupo Dançando com a Diferença, Viseu, sobe ao palco com o espetáculo "Endless" (07 e 08 de Dezembro).
A companhia Sonoscopia propõe, nos dias 10 e 11 de Dezembro, uma viagem pelo interior dos instrumentos. Em "INsono", uma instalação sonora interativa, os participantes são convidados a experimentar a vivência no interior e no exterior de cada objecto sonoro.
A temporada vai terminar nos dias 13 e 15 de Dezembro com dois trabalhos de Mickaël de Oliveira.
Estas são algumas das propostas que poderão ser vistas no Teatro Viriato.

De: AR.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...