sábado, 15 de setembro de 2018

A internet e os direitos de autor.

O Parlamento Europeu reuniu-se no início desta semana e um dos temas que foram debatidos foram os direitos de autor.
Todos podemos publicar online. Na internet podemos encontrar artigos e livros. Tudo está acessível a toda a gente e a verdade é que qualquer um pode fazer "copy past" a um destes artigos e apresenta-lo como seu.
Mas a comissão europeia, que defende estar a proteger o património cultural do continente, quer mudar isto e a verdade é que com o que é pretendido, existe quem acredite que a internet como a conhecemos está em perigo e tudo porque os direitos de autor vão ser iguais para todos os países europeus.
Mas se os artistas e os grandes órgãos de comunicação social estão de acordo, o mesmo não podemos dizer se empresas como a Google, o Facebook ou a Electronic Frontier Foundation. Estes grupos defendem que com isto alguns sites gratuitos vão ter que fechar portas e o pluralismo da informação também estará em causa.
Mas no que toca aos "consumidores" da informação, estes ficarão sujeitos a uma filtragem obrigatória dos "uploads" feitos para que seja impossível colocar online conteúdos protegidos pelos direitos de autor.

De: AR.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...