Todos os anos, milhões de pessoas utilizam os diferentes meios aéreos (ex. aviões, helicópteros ou balões de ar quente) para se deslocarem de um ponto ou outro ou para poderem transportar mercadorias de uma forma mais rápida e eficiente. Se desde sempre voar foi um sonho do homem, como podemos ver na história de Ícaro, só com o génio de Leonardo Da Vinci (que apresentou os primeiros moldes do que hoje em dia conhecemos como helicóptero) ou o conde alemão Ferdinand Von Zepplin (o inventor do Zepllin) é que começamos a ir mais além.
A invenção da aeronáutica como a conhecemos actualmente é algo controverso. Se, como a maioria dos livros de história dizem, a invenção é atribuída aos irmãos Wright (estes irmãos conseguiram manter uma embarcação por 59 segundos no ar. Era um avião primitivo, que foi lançado por uma espécie de catapulta), os brasileiros clamam que três anos depois, em 1906, Alberto Santos Durmond conseguiu pilotar sem qualquer tipo de ajuda o conhecido 14-Bis.
Só que foi a partir da Segunda Guerra Mundial (a Lufthansa e a Royal Air Force destacaram-se no combate aéreo) a aviação comercial (isto já que muitos pilotos comerciais fizeram a sua formação no contexto militar) assistiu a um grande desenvolvimento, transformando o avião em um dos principais e mais seguro e meios de transporte de passageiros e mercadorias no contexto mundial.
Tipos de Veículos Aéreos
Os veículos de transporte aéreo podem ser de tração própria (dirigíveis, aviões, helicópteros) ou movidos por correntes de ar (planadores, asas delta, balões aerostáticos). Eles podem atender a diversos tipos de objetivos tais como carregar passageiros, carga, misto, lazer, serviço, defesa, etc. Geralmente, esses veículos pertencem a empresas comerciais de avião, pessoa física ou jurídica e organismos governamentais.
As companhias aéreas cobrem todo o mundo, mas de forma irregular encontrando-se uma maior densidade nos países desenvolvidos, e países recentemente industrializados
Vantagens:
É o mais rápido para transportar passageiros a pequenas, médias e grandes distâncias.
Grande liberdade de movimentos.
É dos mais seguros e cômodos.
É o mais adequado para o transporte de mercadorias de alto valor (diamantes, instrumentos de óptica, produtos farmacêuticos, etc.) e de mercadorias perecíveis (frutas, flores, etc.)
Desvantagens
Elevada poluição atmosférica, devido à emissão de dióxido de carbono.
Poluição sonora nas áreas circundantes aos aeroportos.
Forte consumidor de espaço, devido à construção das infraestruturas.
Elevado consumo de combustível.
É muito dispendioso.
Algumas áreas estão congestionadas, devido à densidade do tráfego, gerando problemas de segurança.
Muita dependência das condições atmosféricas (nevoeiro, ventos fortes…).
Reduzida capacidade de carga (em relação a transportes marítimo e ferroviário).
Algumas curiosidades:
-Existem aviões que chegam a ter 18 rodas. O número delas depende do peso da aeronave.
-Quando o avião está em grandes altitudes, por volta de 12 mil metros, a temperatura do lado de fora está, em média, 50 graus negativos.
– Quanto mais baixo o avião voa, mais combustível ele gasta. Quanto mais alto, menos resistência do ar, menos nuvens, mais eficiência dos motores, menos combustível;
– Aviões de grande porte carregam em torno de 5 mil kg em materiais para o conforto do passageiro, como jornais, revistas, talheres e garrafas.
A invenção da aeronáutica como a conhecemos actualmente é algo controverso. Se, como a maioria dos livros de história dizem, a invenção é atribuída aos irmãos Wright (estes irmãos conseguiram manter uma embarcação por 59 segundos no ar. Era um avião primitivo, que foi lançado por uma espécie de catapulta), os brasileiros clamam que três anos depois, em 1906, Alberto Santos Durmond conseguiu pilotar sem qualquer tipo de ajuda o conhecido 14-Bis.
Só que foi a partir da Segunda Guerra Mundial (a Lufthansa e a Royal Air Force destacaram-se no combate aéreo) a aviação comercial (isto já que muitos pilotos comerciais fizeram a sua formação no contexto militar) assistiu a um grande desenvolvimento, transformando o avião em um dos principais e mais seguro e meios de transporte de passageiros e mercadorias no contexto mundial.
Tipos de Veículos Aéreos
Os veículos de transporte aéreo podem ser de tração própria (dirigíveis, aviões, helicópteros) ou movidos por correntes de ar (planadores, asas delta, balões aerostáticos). Eles podem atender a diversos tipos de objetivos tais como carregar passageiros, carga, misto, lazer, serviço, defesa, etc. Geralmente, esses veículos pertencem a empresas comerciais de avião, pessoa física ou jurídica e organismos governamentais.
As companhias aéreas cobrem todo o mundo, mas de forma irregular encontrando-se uma maior densidade nos países desenvolvidos, e países recentemente industrializados
Vantagens:
É o mais rápido para transportar passageiros a pequenas, médias e grandes distâncias.
Grande liberdade de movimentos.
É dos mais seguros e cômodos.
É o mais adequado para o transporte de mercadorias de alto valor (diamantes, instrumentos de óptica, produtos farmacêuticos, etc.) e de mercadorias perecíveis (frutas, flores, etc.)
Desvantagens
Elevada poluição atmosférica, devido à emissão de dióxido de carbono.
Poluição sonora nas áreas circundantes aos aeroportos.
Forte consumidor de espaço, devido à construção das infraestruturas.
Elevado consumo de combustível.
É muito dispendioso.
Algumas áreas estão congestionadas, devido à densidade do tráfego, gerando problemas de segurança.
Muita dependência das condições atmosféricas (nevoeiro, ventos fortes…).
Reduzida capacidade de carga (em relação a transportes marítimo e ferroviário).
Algumas curiosidades:
-Existem aviões que chegam a ter 18 rodas. O número delas depende do peso da aeronave.
-Quando o avião está em grandes altitudes, por volta de 12 mil metros, a temperatura do lado de fora está, em média, 50 graus negativos.
– Quanto mais baixo o avião voa, mais combustível ele gasta. Quanto mais alto, menos resistência do ar, menos nuvens, mais eficiência dos motores, menos combustível;
– Aviões de grande porte carregam em torno de 5 mil kg em materiais para o conforto do passageiro, como jornais, revistas, talheres e garrafas.
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