quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Cientistas internacionais vão discutir sobre a matéria do Universo em Coimbra.

Cerca de 85 investigadores internacionais que estão envolvidos na XENON, experiência que pretende investigar sobre a matéria escura do universo, vão reunir-se em Coimbra de 05 (a partir das 09:00) a 07 de Setembro.
Esta reunião, que vai acontecer no ISEC/Coimbra Engineering Academy, aparece após um artigo científico que segundo José Matias, coordenador da equipa portuguesa que integra a XENON e investigador do Laboratório de Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física da Radiação (LIBPhys) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), "confirma a liderança deste consórcio na procura da matéria escura no Universo".
"O instrumento mais sensível alguma vez produzido pela humanidade para a decteção deste tipo desconhecido de matéria, o XENON1T, instalado no Laboratório Nacional de Gran Sasso (Itália), o maior laboratório subterrâneo a nível mundial, debaixo de 1.300 metros de rocha para blindar o sistema dos raios cósmicos existente à superfície», nota o investigador português.
O XENON1T consiste num tanque de água com 10 metros de diâmetro e 10 metros de altura. Este consórcio é constituído por 160 cientistas de 27 grupos de investigação dos EUA, Alemanha, Portugal, Suíça, França, Holanda, Suécia, Japão, Israel e Abu Dhabi. Portugal é parceiro desta colaboração desde o seu início, em 2005, através da equipa do LIBPhys do Departamento de Física da FCTUC.

De: FG.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...