terça-feira, 26 de junho de 2018

Vidago Palace Hotel, onde o tempo não passa.

Em pleno concelho de Chaves, no coração de Trás-os-Montes, situa-se um dos melhores hotéis europeus. O centenário Vidago Palace Hotel recebeu algumas das maiores figuras da sociedade portuguesa do século passado. Atualmente, e depois de ter sido remodelado pelo arquiteto Siza Vieira, em 2010, o Vidago Palace Hotel & Spa oferece aos seus visitantes o melhor da história aliada aos mais modernos equipamentos.
O Vidago Palace Hotel situa-se no concelho de Chaves, bem perto da fronteira Galega, e é uma das unidades hoteleiras mais antigas da Europa. O centenário hotel encontra-se a quase 700 quilómetros de Lisboa e a apenas uma hora do Porto. Se for de carro ou autocarro até à bela Vila de Vidago vai ter que enfrentar uma viagem de seis horas, se partir de Lisboa, devido às paragens obrigatórias que se faz mas cada minuto desta viagem numa viagem vale a pena.
Quando chegar ao destino final entende-se logo a beleza do local que serviu recentemente como cenário para a gravação da primeira série a ser produzida, em regime de co-produção, entre a RTP a televisão da Galiza. Assim que se chega à Vila do Vidago nota-se que os espaços naturais se encontram muito bem tratados.
As belezas naturais, especialmente as termais, são o principal atrativo turístico desta que é uma das mais belas e serenas zonas de Portugal. Entrando mais na Vila e passando pelo quartel dos bombeiros temos mais uma prova de como aqui o tempo não passa e parece que estamos no início do século XX. Um dos locais de maior destaque da vila do Vidago é o centenário Vidago Palace Hotel.
O emblemático hotel termal, foi desenhado pelo arquiteto José Ferreira da Costa e foi inaugurado a 06 de Outubro de 1910 pelo Rei D.Manuel II. O dono do hotel era o Conde de Caria, Bernardo Mendes, figura bastante importante na sociedade de então. Reza a lenda que o rei D. Carlos ter-se-á deslocado a esta instância, com o intuito de efetuar alguns tratamentos termais, muito apreciados na época.
O rei tencionava mesmo ver construída uma estância terapêutica de luxo com visibilidade internacional. Os romanos utilizavam a água de Vidago para beber e lavar o corpo porque acreditavam que esta curava as suas enfermidades. Esta água, no século XIX, era engarrafada artesanalmente por um grupo de 100 mulheres da região e vendida nas "pharmacias do reino, tendo sido premiada, em 1878, 1889 e 1893, nas Exposições Internacionais de Viena, Filadélfia, Madrid, Paris e Bordéus, com medalhas de ouro e diplomas de honra.
O emblemático hotel termal, foi desenhado pelo arquiteto José Ferreira da Costa. O arquiteto inspirou o designe do espaço na Belle Époque (expressão francesa que significa bela época). Devido à arquitectura do local, o Vidago Palace recebeu nos últimos meses de 2016 as filmagens da série "Vidago Palace", que estreará em 2017 no horário nobre da RTP.
O Vidago Palace Hotel apresenta espaços elegantes, que propiciam o convívio e o bem-estar num conforto sublimado pelos detalhes. A nobreza dos materiais, a suavidade dos tapetes, a eloquência dos papéis de parede, a riqueza arquitetónica e a perfeição dos acabamentos tornam este local único para umas férias, fim-de-semana ou festas de empresas. Apesar da crise económica que afectou gravamente Portugal desde 2008, esta unidade hoteleira de luxo não se viu muito afectada pela crise, mesmo praticando preços que são dificilmente acessíveis para o português "médio" que ganhe o ordenado mínimo nacional, o espaço costuma ter uma taxa de ocupação de 60%.
A passagem de ano costuma ser uma das alturas do ano em que os turistas mais frequentam o Vidago Palace Hotel. Atualmente, a maioria dos visitantes desta unidade hoteleira são cidadãos portugueses dos 30 aos 60 anos mas também é visitado por vários estrangeiros. Os turistas espanhóis, franceses, ingleses, brasileiros e chineses deslocam-se até ao Vidago para visitarem este espaço com uma envolvência única e onde podem encontrar as terapêuticas águas do Vidago que o penúltimo rei de Portugal, D. Carlos, considerava de interesse nacional.
O turismo termal, depois do turismo de praia ou de natureza, é bastante procurado e cada vez mais por camadas jovens, ao contrário do que se poderia esperar atualmente.
O Vidago Palace Hotel no século XXI.
O Vidago Palace Hotel & SPA é um empreendimento turístico de cinco estrelas e foi considerado, por mais de uma vez, o melhor hotel para realizar casamentos e um melhores hotéis da Península Ibérica. O serviço de Spa, que também oferecem, chegou a ser considerado o melhor SPA termal da Europa, pelos World Luxury Spa Awards. Estes prémios distinguem, todos os anos na Suíça, os melhores Spa's do mundo.
O Vidago Palace Hotel encontra-se no Parque das Pedras Salgadas, com 110 kms, e apresenta-se como um santuário natural com a presença de fauna e flora únicas. Chegados ao Vidago Palace as árvores de copas gigantescas recebem-nos assim que passamos pelos portões de ferro forjado que marcam a entrada num espaço que transporta-nos para o início do século XX. A juntar-se a este hotel, às suas águas termais e ao Parque das Pedras Salgadas pode desfrutar de: campos de golfe (muito apreciado pelos golfistas que se deslocam até aqui para enfrentar as dificuldades apresentadas ao longo dos 18 buracos que compõem este golfe de montanha, inaugurado em 1936, onde mensalmente realizam-se diferentes provas que opõem alguns dos melhores golfistas nacionais ), de ténis, piscina ao ar livre (tem outra coberta na área do SPA). Nestes espaços poderá participar em várias atividades de lazer.
Nos anos 50 e 60 do século XX, a fama do Vidago Palace Hotel intensificou-se devido às famosas festas, estilo Belle Époque, organizadas no hotel que ganhou um grande prestígio no período posterior à Segunda Guerra Mundial. Durante esta altura as famílias mais ricas da sociedade portuguesa iam até às termas tanto por motivos de saúde como por ser algo chique.
Durante o século passado o hotel fechava durante os meses de Inverno para reparações. O trabalho era quase de relojoaria: recuperar frisos e gessos de tetos, apainelados, soalhos e caixilharias de carvalho, a imponente escadaria do átrio de entrada. No local conta-se a história que quem olhar para esta escadaria vai-se apaixonar pela primeira pessoa que vir no topo da mesma.
O Vidago Palace Hotel reabriu, tendo sido inaugurado pelo então primeiro-ministro José Sócrates, 6 de outubro de 2010 e agora é propriedade do empresário Sousa Cintra. O hotel foi totalmente remodelado, mas nunca esquecendo o traçado original, pelo arquiteto Siza Vieira, vencedor do maior prémio que se pode entregar na área da arquitetura, o prémio Pritsker. Desde que voltou a abrir as portas, estas termas tradicionais portuguesas renovaram a sua história como um moderno destino de SPA onde poderá usufruir de vários tratamentos.
No exterior do edifício há um percurso de trekking para manter o corpo são ou, se pretender, dar alguns passeios de bicicleta para melhor conhecer as gentes e a cultura desta região de Trás-os-Montes.
Um espaço arquitectónico único.
O charme arquitetónico do edifício projetado por Siza é definido pelas linhas direitas e por grandes placas de mármore conjugadas com acabamentos a branco. As paredes do hotel, os seus acabamentos, foram realizados à mão. Todos os elementos servem para criar espaços envolventes e acolhedores, bem ao estilo de uma grande casa senhorial com alma e muita história. Por este local passaram, durante o mês período que ficou conhecido como Verão Quente (1975), apoiantes dos militares de esquerda e pessoas que identificavam-se com partidos de direita. Estes encontravam-se nos campos de tênis. Na altura este desporto era conhecido por ser elitista e era um pouco conotado com o anterior regime.
Assim que chegue ao hotel sente-se nas escadas românticas e peculiares do Palace. Vá até ao lago no exterior, feche os olhos, respire fundo, sinta e escute os segredos que este espaço digno de reis tem para lhe contar ou visite o jardim de inverno e aproveite o momento para beber uma bela chávena de chá ao mesmo tempo que a chuva cai no pavimento.
Muitos são os segredos que este centenário Palácio tem para revelar.

De: AR

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...