quarta-feira, 27 de junho de 2018

Obras das Oficinas de Criatividade Himalaya em Arcos de Valdevez.

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez adjudicou a obra das Oficinas de Criatividade Himalaya à empresa Baltor – Engenharia e Construção, Ldª. Este projecto, que terá um custo de 1.000.608,65€, pretende reabilitar a antiga escola secundária prevê a criação de uma plataforma de promoção da ciência, tendo como personagem inspiradora um dos maiores cientistas e visionários portugueses da viragem do século XIX, o Padre Manuel Himalaya, nascido na região e aqui sepultado, mas que percorreu o mundo inteiro em busca de novas abordagens científicas e de conhecimento, sendo um percursor das energias renováveis e desenvolvimento sustentável.
O espaço das “Oficinas de Criatividade Himalaya”, aberto à comunidade como equipamento de descoberta e fruição, terá nas famílias e nos jovens o seu principal público-alvo, integrando uma cúpula de projeção de alta definição em 360º (Fulldome).
As Oficinas integram também duas áreas principais de dinâmica específica, uma dedicada à Vida e Obra do cientista e aos seus contributos para a atualidade, denominada “Núcleo Interpretativo Himalaya”, e outra ligada à ciência e à pedagogia, o “Centro da Eco cidadania”, bem como um original labirinto dedicado igualmente à figura universal de Himalaya.
Neste labirinto, os corredores vão ser inspirados nas viagens do Padre Himalaya e terão vários desafios e enigmas sobre a sua vida cultural e científica. À semelhança das suas vivências, a existência de alguns corredores sem saída, simbolizarão a necessidade de voltar atrás e repensar em novas estratégias ou abordagens para a resolução de desafios. Com esta abordagem, pretende-se que, após a realização do percurso, as crianças sintam uma maior motivação para a experimentação, para a resolução de problemas e para aprofundar o conhecimento da vida e da obra do Padre Himalaya. As crianças também terão ao seu dispor uma pequena mochila de explorador contendo um conjunto de pequenas ferramentas (chaves, lanternas ou lupas) necessárias para interagir e resolver as questões e os desafios que vão encontrando nos respectivos corredores.
O espaço exterior vai incorporar alguns equipamentos de uso livre e também ligados com a ciência, bem como uma réplica em tamanho natural do Pirelióforo apresentado por Himalaya na Exposição Universal de St. Louis (EUA).
Estes projectos vão ser co-financiados pelo FEDER, Programa Operacional NORTE2020, Portugal2020 e EIXO PRIORITÁRIO 4 – QUALIDADE AMBIENTAL.

De: FG

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...