sábado, 24 de agosto de 2019

Incêndios na floresta da Amazónia preocupam o mundo.

A floresta da Amazónia, que muitos consideram como o "pulmão natural", está a arder há mais de duas semanas.
Esta floresta, que para além do Brasil também faz parte do território de mais 8 países da América latina, sempre foi alvo de desflorestamento e queimadas, provocadas por madeireiros e criadores de gado, mas o actual foco de incêndio (que também está a lavrar na Bolívia) está com uma dimensão nunca antes vista e a preocupar o mundo, que teme perder a rica fauna e flora que pode ser encontrada em volta do Amazonas.
Cerca de 50 vezes maior que o território português, a Amazónia brasileira perde por ano grandes quantidades de terra para as explorações de gado e os problemas com a população indígena (existem neste local cerca de 400 tribos diferentes) são frequentes, já que tentam lutar contra o "invasor" mas a grande maioria das vezes acabam por ser vergados pelos madeireiros ou entidades governamentais que não os protegem.
Sobre o incêndio na Amazónia, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro afirmou que as queimadas eram culpa das ONGS que ficaram sem o dinheiro de estados terceiros (como é o caso da Noruega) e pretendem fazer de tudo para destabilizar e descredibilizar o Brasil junto da comunidade internacional.
Donald Trump ofereceu pelo Twitter a sua ajuda ao homólogo brasileiro e Macron e Merkle pretendem discutir esta situação na reunião do G7. O presidente francês fala mesmo em repensar o acordo com o Mercosul (instituição da qual faz parte o Brasil) e impor sanções, algo que António Costa não concorda.
Mas não são só os líderes mundiais que estão a apelar que se faça algo para se preservar a Amazónia, mesmo que no outro lado Bolsonaro e Ricardo Salles digam que este seja um problema apenas nacional.
Inúmeras manifestações foram feitas em frente às embaixadas brasileiras em inúmeras capitais europeias, como foi o caso de Londres.
Populares e famosos estão a juntar as suas vozes nas redes sociais para expressarem preocupação com o que está a acontecer e que já levou a que o céu de São Paulo mudasse de cor. Algumas figuras públicas que já manifestaram a sua preocupação são Cristiano Ronaldo, Madonna, a NASA ou a actriz Emily Beecham.

De: Andreia Rodrigues.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...