segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Greve dos enfermeiros e Santana Lopes pede seguros de saúde para todos.

Do primeiro congresso do Aliança, partido fundado por Pedro Santana Lopes, o que dá para retirar, a meu ver, é a vontade que o antigo provedor da Santa Casa da Misericórdia tem que é a de todos os portugueses possam ter direito a um seguro de saúde. Sou contra esta ideia e este texto pretende explicar o meu ponto de vista.
Santana Lopes diz que o Serviço Nacional de Saúde está a ser muito atacado, e em parte por esta greve cirúrgica que está a ser feita pelos enfermeiros (o Ministério Público está a investigar a origem do dinheiro alcançado pelo crowfounding pois existe a possibilidade do dinheiro vir da parte dos hospitais privados), e que a saúde e a oportunidade de ir aos hospitais privados não deve estar apenas na posse dos mais ricos ou daqueles que tem seguros ou sub-sistemas de saúde como a ADSE.
É por causa de tudo isto que Santana Lopes defende os seguros de saúde mas eu sou contra. Acho que não são necessários.
Não são necessários pois vivemos num país que tem sistema nacional de saúde (SNS). Portugal não é os Estados Unidos. Lá é que todos têm que ter seguros de saúde para poderem ser tratados e foi por causa disto que Obama decidiu criar o Obamacare, que foi tão atacado pelos republicanos e pelo actual presidente Donald Trump.
Em vez de falarmos de seguros de saúde, que podem ter muitos aspectos positivos mas têm que ser pagos, temos é que olhar para o SNS e fazer de tudo para o melhorar, para não o deixar morrer.
É com o SNS que garantimos saúde para todos mas filas de espera enormes para uma pessoa ser operada ou ter que ir para a fila para apanhar uma senha num centro de saúde para ter direito a uma consulta de urgência são alguns dos aspectos que devem ser melhorados para que possamos continuar a ter orgulha no nosso sistema nacional de saúde. Este é que deve ser o garante de saúde para todos.

Links relacionados: https://youtu.be/2Z5ZB9U3bMk


De: AR.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...