sábado, 27 de outubro de 2018

100 anos de Amadeu de Souza-Cardoso.

Foi há 100 anos atrás que morreu Amadeu de Souza-Cardoso. O jovem pintor português é o maior pintor modernista do nosso país e há quem o compare com alguns dos maiores pintores do mundo, como é o caso de Modigliani, que era seu amigo, Picasso ou Delaunay.
Em três décadas de vida, Souza-Cardoso destacou-se por todo o trabalho que realizou e que apresenta uma grande qualidade. As suas obras apresentam traços dos movimentos cubistas, futuristas e expressionistas.
Depois de um período esquecido, Amadeo de Souza-Cardoso volta a ter o seu nome reconhecido, tanto em Portugal como em França, onde viveu e frequentou os ateliês de Godefroy e Freynet.
Em Portugal, para onde "fugiu" com o início da primeira guerra mundial, publicou, ao lado de Almada Negreiros, dois projectos na revista "Portugal Futurista".
Amadeo de Souza-Cardoso morreu a 25 de Outubro de 1917, em Espinho, com Gripe Espanhola, doença que estava a as solar todo o país.

De: AR.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...