sábado, 15 de setembro de 2018

Lá fora.

Lá fora o mundo continua a girar e como tal vou fazer como já diz em outros textos e vou falar um pouco das notícias internacionais que mais me marcaram e vamos começar com Espanha. No país vizinho está a existir um escândalo, tal como aconteceu em Portugal, com vários mestrados falsos e o mais recente é o do próprio Pedro Sánchez. Há quem diga que a tese de mestrado de Sánchez é falsa mas dois programas anti-plágio dizem o contrário.
Ainda em Espanha, poderá haver uma candidatura conjunto com Portugal e Marrocos à realização do Mundial de 2030 (onde já não teremos mas onde certamente teremos nomes como Jota ou Rúben Neves). Depois do Qatar e da realização tripartida entre os Estados Unidos, México e o Canadá, em 2030 podemos ter o mundial a ser realizada na Península Ibérica e em Marrocos. A verdade é que esta é uma candidatura que têm pernas para andar, já que Portugal e Espanha tem estádios modernos e um grande esforço está a ser feito para dinamizar o futebol marroquino. A realização destes três países podia ser o esforço necessário para alavancar, ainda mais, o desporto rei nestes três países.
Na Comissão Europeia os eurodeputados pretendem castigar o governo húngaro devido às medidas anti-emigração impostas. Numa altura em que se pede uma União Europeia mais unida, a Hungria (e não só) fecha as portas aos emigrantes e restringe ainda mais a liberdade dos cidadãos. E será por causa disto que o governo do país será punido. Ainda não se sabe quando ou de que forma mas a verdade é que o presidente húngaro não esteve presente na reunião do grupo de Arraiolos. Este grupo reúne todos os presidentes não executivos e este ano reuniu-se na Letônia. A próxima reunião, que vai acontecer já depois do Brexit, vai ser em 2020 e vai ter como sede a cidade de Lisboa.
Numa altura em que se fala cada vez mais sobre os abusos sexuais que os padres cometeram durante várias décadas, o Papa Francisco deixou saber que em Fevereiro de 2019 irá chamar todos os bispos ao Vaticano para falarem sobre este assunto e acharem uma forma de parar com este problema que vem arrastado o nome da igreja católica pela lama já há vários anos. Na última viagem do Papa à Irlanda, este encontrou-se com sobreviventes dos abusos e prometeu uma resposta severa aos mesmos. Só que esta actitude progressista do Papa, tal como outras que vem tendo ao longo dos últimos anos, estão a enfurecer os mais conservadores da igreja. Algumas vozes até já pediram a demissão do antigo bispo de Buenos Aires.

De: AR.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...