terça-feira, 28 de agosto de 2018

O perigo das fake news.

Estamos numa altura onde todos temos redes sociais e onde podemos dizer tudo o que queremos nela. Podemos dizer tudo mas não devemos e as coisas tornam-se ainda mais perigosas quando acreditamos em tudo aquilo que lemos. Acreditamos pois lemos em todo o lado e como está na internet achamos que é verdade mas as coisas não são bem assim e já muita informação incorrecta passou pois toda a gente partilhou sem anteriormente ver quais eram as fontes.
"Checar" as fontes é uma coisas que se costuma dizer muito entre os jornalistas mas todos nós podemos fazer isto. Basta termos cuidado com o que lemos e partilhamos. Não tentem procurar likes fáceis mas sustente tudo aquilo que diz pois uma informação incorrecta pode prejudicar alguém. Prejudica sempre alguém e basta pensarmos na quantidade de vezes que pessoas famosas foram "mortas" nas redes sociais e elas na realidade estão vivinhas da silva.
Toda esta conversa das fake news, até pareço o Donald Trump, surgiu devido a uma foto no fb que passava uma informação incorrecta. Nesta foto podíamos ver o monumento ao combatente, em Sesimbra, com uma caixote cheio de lixo e encostado a este monumento. Para começar, seria uma falta de respeito mas...mas a verdade é que o lugar já não tinha nada e a foto era antiga. Só que mesmo antiga, toda a gente estava a partilhar a foto. Acredito que não o estivessem a fazer por mal mas como toda a gente o estava a fazer e como vivemos numa sociedade cada vez mais de "carneirada" (onde se uma pessoa faz uma coisa, toda a gente faz o mesmo), as pessoas acharam bem seguir a "onda" e passar uma informação incorrecta.
Mas a história do lixo foi só o ponto de partida para toda esta história das fake news. Qual é a vossa opinião?

De: AR.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...