quarta-feira, 18 de julho de 2018

Ivo Lucas: Um artista multifacetado.

Ivo Lucas é um dos jovens actores e músicos portugueses que mais se tem destacado nos últimos anos. Como actor participou nas séries "Morangos com Açúcar" e "Bem-vindos a Beirais". Na música tem assinado alguns temas de grande destaque e participado em grandes festivais. 
Antes de actuar no "MEO Sudoeste", Ivo Lucas falou com o "S na Rede" sobre a sua carreira e o que podemos esperar para o futuro.

Ivo Lucas cresceu numa família rodeada de música e a arte entrou na sua vida muito cedo, ainda era uma criança.
"Tive uma infância bastante privilegiada e fui muito feliz. Cresci num meio pequeno, e sendo fora da grande cidade passava os meus dias a fazer o que seria normal para uma criança. O amor para as artes sempre esteve presente, desde pequeno que protagonizava peças de teatro e sempre com muito contacto directo com o mundo da música", conta o músico.
A música entrou na vida de Ivo Lucas ainda em criança e aos anos ingressou no conservatório. Neste período apreendeu a tocar inúmeros instrumentos, como é o caso da guitarra e do piano. O processo de evolução, segundo o artista, foi "normal" mas, e ao contrário do que se poderia esperar, a sua carreira começou na representação.
"Foi algo caricato. Não era para ter acontecido. Fui acompanhar uma pessoa a um casting televisivo e acabei por ser eu a prestar provas. Gostaram da minha prestação e fui convidado e integrar um workshop que me levou mais tarde aos ‘Casos Da Vida’, e logo a seguir aos ‘Morangos Com Açúcar’", diz.
Na sexta temporada da famosa série da TVI, Ivo Lucas interpretou o papel de Gonçalo Neves. O actor destaca que desse tempo ainda mantém algumas amizades.
Depois de "Casos da Vida" e "Morangos com Açúcar", "Bem-vindos a Beiras", onde interpretou o estilista Sandro Miguel Silva Pedroso, foi um dos seus personagens em televisão com mais sucesso.
Sobre as personagens que interpretou, Ivo Lucas refere que "Todos tiveram a sua importância e todos me ajudaram a evoluir e a crescer como actor. Em vertentes de comédia, ou com mais drama à mistura, mas todos especiais".
Fora os papéis na área da representação, Ivo Lucas deu o "pontapé de partida" no mundo da música (em 2009), de forma mais profissional, quando participou, no tema co-produzido por si “Não fiques para trás”, com o rapper Piruka, que obteve grande destaque nas redes sociais e nos tops das rádios portuguesas.
"É uma sensação que ainda reajo como se fosse a primeira vez. Não há como não esboçar um sorriso de orgulho. Passei anos a fingir que era locutor de rádio e a fazer as entradas para as minhas músicas antes de carregar no PLAY no carro, e agora é algo real!", diz o cantor sobre qual é a sensação de ouvir as suas músicas a passarem nas maiores rádios nacionais.

Desde que começou, a Ivo Lucas já interpretou vários temas de sucesso e de onde se destacam: “Pinta a Lua (no tom dos teus olhos)” ou “Não me olhes assim” (com a participação de Kasha dos D.A.M.A).
"Marco o início da minha carreira quando lancei o tema ‘Amor Desleixado’, por ter encontrado finalmente a minha sonoridade e ter conseguido expressar tudo o que vai dentro de mim pela forma musical. E ainda só passaram 8 meses, e todo o trabalho desde aí levou-me ao palco do MEO Sudoeste e Festas do Mar, que destaco pelo marco individual na carreira, mas a tantos outros. É muito positivo", este é o que o cantor destaca até ao momento na sua carreira.
Ivo Lucas marca o início de carreira com "Amor Desleixado". Sobre como "nasceu" este tema, o jovem cantor explica: "Surgiu em casa, com a guitarra ao colo e a improvisar em cima de uma linha melódica que criei. Foi tudo muito rápido e fácil de fazer. Inspirei-me nas minhas vivências, nas minhas relações, na minha forma de ver a vida, e tudo fluiu. Para acabar de montar o ‘puzzle’, juntei-me com um letrista que admiro imenso que me ajudou a desenhar da melhor forma a letra, e a parte musical foi ao lado dos D.A.M.A, que se apaixonaram pela música quando a ouviram tocada a voz e guitarra num quarto de hotel entre concertos".
Ivo Lucas encontra-se neste momento em estúdio a gravar aquele que irá ser o seu álbum de estreia, num registo de fusão entre os estilos Pop, R&B e Funk.
Sobre o disco que está a criar, Ivo Lucas diz-se "preocupado em fazer single a single, fazer boas canções, que as pessoas se identifiquem e que aceitem. Claro que tudo vai acabar num disco, mas neste momento não penso dessa forma. Está a correr bem, as horas de estúdio são produtivas, passo o dia em processo criativo e a explorar outras coisas que ainda não tinha feito. Tenho-me rodeado de artistas e músicos portugueses que sempre admirei que me ajudam a dar mais e melhor de mim. Podem claro esperar daqui mais música, dentro da identidade sincera que já vou conseguindo impor".
Por enquanto, o artista está em estúdio a gravar, a procurar inspiração para os singles que farão parte deste trabalho e dentro em breve poderão vê-lo em palco no MEO Sudoeste. Para este concerto promete "um grande espectáculo. Tenho trabalhado imenso na tour deste ano, e estou ansioso para ver como será a receptividade do público. Irei passar por todos os temas que fazem parte da minha ainda curta carreira, assim como criar momentos de mais intimidade com o público a voz e guitarra, pois foi assim que tudo começou".
Até ao final do ano, Ivo Lucas vai participar numa produção televisiva e vai estar em concerto um pouco por todo o país. A 03 de Agosto, o cantor vai subir a palco nas "Festas de Santa Eulália", em Vizela.

De: FG.

- As fotos são da autoria de Arlindo Camacho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...