terça-feira, 31 de julho de 2018

A energia que vive para lá da escrita.

Andrea Amendola é um jovem escritor da Chiado Editora, responsável pela obra "YAMAN - Life of a Crazy Conscious". Este livro fala sobre a sua experiência, deus (ou aquela força maior que regula as nossas vidas) e a tecnologia.
O S na Rede esteve à conversa com o autor italiano para saber um pouco mais sobre esta obra e sobre a história única deste jovem natural de Milão que se apaixonou por Lisboa (vive aqui há seis anos) e que aqui conheceu a sua mais recente faceta, a de escritor.
Andrea Amendola tem uma história única, uma história que deve ser contada ao máximo de pessoas possíveis.
"Quando era criança tive um sonho, um sonho lúcido, onde encontrava um editor e contava a minha história. Só que esqueci este sonho durante trinta anos mas acredito que este sonho foi um sinal que este seria o meu destino e que um dia este se cumpriria", relatar a história da sua vida era um sonho de criança.
"Sempre adorei ler. Usava a minha imaginação para voar pelas páginas do livro que acabava de abrir", conta Andrea Amendola. Chuck Palaniuk, Paolo Coelho, Charles Bukowski, Oscar Wild, Mikhail Bulgakov ou Alessandro Baricco são alguns dos autores que sempre gostou de ler. O gosto pelos livros começou desde muito cedo.
Só que a criança cresceu e quando veio até Lisboa para estudar tudo mudou. O que seria um período que, em princípio seria curto, transformou-se em seis anos.
"Quando cá vim pela primeira vez, em Erasmus, estava a estudar arquitectura e apaixonei-me por Lisboa. Decidi voltar cá para o mestrado", diz o escritor italiano que desde que aterrou em Portugal apaixonou-se pela magia da cidade, pela língua ser bastante similar ao italiano (não podemos esquecer que estas duas línguas são baseadas do latim) e a simpatia das pessoas.
Sobre os autores portugueses, Andrea Amendola destaca: "Pessoa e António Tabucchi (ainda que italiano). Foi com um livro do Sostiene Pereira que tive a primeira impressão de como é linda a cidade de Lisboa", diz.
A vida em Lisboa, os amores e desamores que aqui viveu, deu a premissa para o começo desta obra. Um livro que nos faz mergulhar directamente na mente do autor que decidiu colocar tudo o que sentia num diário. Esse diário deu origem a este trabalho, o sonho de um sonho que se vai materializar brevemente em realidade.
"Uma noite, depois de ter subido ao miradouro da Nossa Senhora do Monte, comecei a escrever um diário...foi desta forma que o meu livro começou e a minha vida tomou direcções realmente absurdas. Eu estava muitas vezes pensando se isto era real. Se era imaginação. Durante alguns meses, tudo parecia mais um filme do que a "realidade" em si . Eu continuava a escrever este diário para não esquecer tudo aquilo que estava a acontecer comigo", conta Andrea Amendola sobre como começou a escrever este livro.
A construção deste livro começou com um simples diário e, certo dia, Andrea abriu as suas páginas e reparou que ali tinha um livro. Mas este ainda não está concluído, como conta o autor.
"O livro ainda não terminou. Acabei de escrever alguns relatos, enviei para a editora, que gostou, e vão publica-lo. Agora estou a tentar melhorar o meu inglês e vou procurar a ajuda de um profissional que me ajude a estruturar da melhor forma o meu trabalho", conta o autor que também diz que "escrever foi a melhor coisa que fiz na minha vida e tenho a certeza que o irei fazer até morrer".
O livro de Andrea Amendola ainda não foi editado mas terá a chancela da Chiado Editora, que está presente em inúmeros mercados internacionais.
Mesmo que o livro ainda não esteja totalmente terminado, Andrea Amendola conta não ficar por aqui.
"Depois de ter terminado o meu diário a minha vida não ficou propriamente 'normal'. Tenho a certeza que irei escrever um segundo livro sobre todo o processo de publicação. Imaginem que depois de três dias de ter acabado eu conheci no meio da rua um editor. Mais parecia um sonho. Acredito que a vida se baseia muito nesta palavra, baseia muito no sonho", conta.
YAMAN - Life of a Crazy Conscious", de Andrea Amendola, terá chancela da Chiado Editora.

De: AR.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...