quarta-feira, 25 de julho de 2018

Carlos Manaça: Uma vida dedicada à música.

Carlos Manaça é um dos Djs e produtores mais reputados em Portugal. Natural do Barreiro, o dj, que começou a sua carreira nos anos 80, e actualmente é um dos principais nomes da música electrónica no nosso país e é o fundador da Magna Records. Antes de actuar no MEO Sudoeste, onde vai ser responsável pela curadoria de um dos dias do MOCHE Ring, Carlos Manaça falou um pouco com o S na Rede sobre a sua carreira e o que poderemos esperar do seu concerto na Zambujeira do Mar.
Carlos Manaça nasceu no Barreiro, virado para Lisboa, e foi nesta cidade que durante a sua adolescência tomou contacto com a Música. Para os millenials isto pode ser algo estranho, isto porque se hoje em dia queremos conhecer uma música ou um artista basta escrever o seu nome no Spotify ou no Youtube e ficamos a conhecer toda a sua discografia. Só que na década de 80 as coisas não eram bem assim.
"Nos anos 80 a rádio era praticamente a única maneira de divulgação da música, por isso foi através de programas como o Discoteca de Adelino Gonçalves (diariamente entre as 13 e 15 na Rádio Comercial), TNT  Todos no Top (também na Rádio Comercial) que normalmente passavam os temas que só meses mais tarde entravam nas rádios generalistas, que tive o primeiro contacto com a música", conta Carlos Manaça.
Depois deste primeiro contacto com o mundo da música, através das ondas hertzianas, começou a passar música em festas da escola, garagens e aniversários. Só que isto ainda era de uma forma não profissional. O seu objectivo, tal como agora, era entreter as pessoas através da música. Só que este era um hobby que conjugada com os estudos no ensino secundário. 
O dj marca o início profissional da sua carreira em 1986, quando começou a trabalhar no Club Os Franceses.
Só que desde que se iniciou profissionalmente, no final da década de 80, houve uma grande mudança nos Clubs e na vida nocturna portuguesa.
"O que temos hoje nos Clubs é completamente diferente dos anos 80 ou 90. Naquela altura podia ouvir-se um pouco de tudo numa noite, desde rock, pop, reggae, havia até uma altura determinada na noite em que havia 30 / 45 minutos de música lenta, chamados na altura os slows, para as pessoas dançarem agarradas. As únicas excepções a esta dinâmica musical normal apareceram em Lisboa nos finais dos anos 80. Foram o 'Alcântara-Mar' e o 'Kremlim'", relembra o dj que tem uma carreira bastante rica, já tendo tocado em inúmeras e nas mais conceituadas casas (como é o caso do Cais 447 ou ROCK’s Club).
Carlos Manaça internacionalmente já actuou no Japão, Suíça, Brasil, Luxemburgo, Inglaterra, Polónia, Croácia, Alemanha, Bélgica, México, Rússia, Estados Unidos e Espanha (país onde actua desde 1993).
"Em todos estes anos já actuei em muitos países, mas o que mais me marcou, foi o Japão. A primeira vez que ali actuei foi em 2004, em Tóquio, e foi fantástico. Adoro a cultura Japonesa, as pessoas são extremamente educadas, sempre atentas para que não te falte nada e adoram música. Têm um entusiasmo muito grande pela música e transmitem isso nos eventos, quando no dia-a-dia são muito reservados. Diria que se libertam totalmente quando estão a dançar e tornam-se muito extrovertidos, quando no dia-a-dia são bastante mais sérios", diz Carlos Manaça.
O dj e produtor vive desde 2012 em Espanha. Esta mudança ocorreu para fazer um curso de Engenharia de Áudio (curso que teve a duração de 1 ano) e fez com que ficasse a viver nos arredores da capital espanhola.

Para além da sua carreira como dj e produtor, Carlos Manaça é o criador da Magna Records (uma das principais editoras de música electrónica do país). Esta editora foi criada em 1998 em conjunto com Paulo Rocha e João Correia. 
"Decidimos criar a nossa empresa e começar a editar os nossos temas e de outros artistas que nos enviaram demos. Os nossos primeiros discos em vinil foram editados em 2000, foi um original meu chamado 'Feel The Drum' e outro chamado 'The First Tribal Feeling' produzido por um então desconhecido produtor chamado Pete Tha Zouk, na altura ainda Peter Tha Zouk. Só como curiosidade, o tema 'The First Tribal Feeling' foi misturado e masterizado por 2 senhores chamados Dj Chus e Pablo Ceballos, na altura a darem os primeiros passos como dupla, hoje mundialmente conhecidos como Chus & Ceballos", explica sobre a criação da Magna Records, a sua empresa.
A música faz parte da vida de Carlos Manaça mas quando não está a trabalhar ou a tratar dos assuntos relacionados com a Magna Recordings, o dj e produtor português (um dos mais conceituados) gosta de viajar e conhecer novos países e culturas.
Já no próximo mês, a 10 de Agosto, o dj vai assumir a curadoria do Moche Ring do MEO Sudoeste. 
"Vamos oferecer uma noite totalmente de música electrónica 'não comercial' num festival que é mais vocacionado para outros estilos musicais. Foi um desafio que a Musica No Coração me fez e que aceitei com todo o gosto. O MEO Sudoeste é um dos melhores e mais antigos Festivais em Portugal e vamos dar o melhor para fazer uma grande noite no palco Moche, este ano chamado Moche Ring. Escolhi um dos melhores DJs e Produtores Espanhois, D-Formation da Beat Freak Recordings, e alguns dos melhores Djs Nacionais para, juntamente com o MC Johnny Def, fazermos uma grande noite de Techno !", diz o dj sobre o que os festivaleiros poderão esperar para esta noite.

 Sobre o balanço que faz sobre a sua carreira, que já conta com 32 anos, o dj e produtor descreve-a como uma grande viagem e cheia de perseverança e paciência.
"Nunca imaginei que quando deixei o meu curso de Arquitectura, a minha grande paixão desde a escola Secundária, poderia chegar até onde cheguei. Houve uma altura que tentei fazer as duas coisas, Arquitectura com aulas à noite, e trabalhar como DJ residente na altura no 'Cais 44' em Matosinhos, mas como também trabalhava à tarde na loja de discos Bimotor Porto tornou-se impossível. Tive que deixar o curso de Arquitectura, com muita pena minha. Mas, analisando tudo hoje, acho que valeu a pena", conta o barreirense.
Para além das apresentações que realiza em Portugal e no estrangeiro, Carlos Manaça pode ser ouvido todas as sextas feiras na Radio Nova Era, do Porto.

De: AR.

Próximas datas de Carlos Manaça:

- Sexta 27 Julho, Discoteca Lagars  Amares (Braga),
- Sabado 28 Julho, Life Holi Color Sunset  Castelo de Viana Do Castelo,
- Sabado 28 Julho, Soundwaves Festival  Esmoriz,
- Sabado 4 Agosto , Iberican Republica  Pacha (Ofir),
- Domingo 5 Agosto, Electronic Spot Sunset  Espinho,
- Quarta 8 Agosto  Stereo Productions Party  LICK (Vilamoura) Algarve,
- Sexta 10 Agosto  MEO Sudoeste  Zambujeira do Mar,
- Terça 14 Agosto Discoteca Hollywood  Santa Maria da Feira,
- Sabado 18 Agosto Discoteca Spot  Marco De Canaveses,
- Domingo 19 Agosto NB Club  Figueira da Foz,
- Sabado 25 Agosto  Pacha - Ofir.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Vox inclui Portugal no mapa de Espanha.

O Vox, partido de extrema-direita liderado por Santiago Abascal, marcou para o próximo dia 12 de Janeiro uma manifestação de cariz nacional...